0003 - (I Can't Get No) Satisfaction - Devo [1977]


Se Brian Eno deu uma forma mais dançante as composições dos Talking Heads, com o Devo, Brain Eno ajudou burilar as composições robóticas da banda com a introdução massiva de sintetizadores. A utilização desses instrumentos era algo já disseminado em bandas de rock progressivo, mas jamais antes utilizado por bandas de pop rock. Por causa disso, o álbum de estréia do Devo entitualdo Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! recebeu críticas variadas. Algumas delas chegaram a dizer que a música do Devo era mecanizada e não continha emoção alguma. Outras simplemente aclamavam o álbum como sendo revolucionário.

De fato, o som do Devo parecia "coisa de outro mundo" e talvez muito futurista para a época. Os próprios integrantes vestiam-se com roupas parecidas com vestimentas de astronautas; parecem seres de outro planeta. A escolha do Devo em fazer uma cover de um dos maiores sucessos do rock de todos os tempos não tenha sido uma mera brincadeira da banda, afinal, quem deste planeta nunca ouviu (I Can't Get No) Satisfaction de Jagger e Richards?


Em meio ao som de sintetizadores cuidadosamente programados somado a forma primitiva de se tocar os instrumentos, é realmente quase impossível perceber que se trata mesmo de uma cover dos Rolling Stones. É hilário ver o Devo dançar e destruir um dos riffs mais conhecidos do rock. Porém, ao mesmo tempo chegar surpreendente ouvi-lo de uma outra perspectiva e perceber que houve uma reconstrução em algo totalmente novo. Ousadia e criatividade que deram certo.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. A versão do Devo é bem estranha, mas bacana. É que, pra mim, o hit dos Stones é imortal - apesar de ser massacrado pela Bitchney.

    ResponderExcluir
  2. eu acho essa versão engraçada rss
    acho que eles disseram "nossa música não tem emoção? então vamos dizer a verdade: não conseguimos nos satisfazer" ahahha

    ResponderExcluir
  3. no vídeo do Rolling Stones, (1' 17''), um dos integrantes da banda tira a guitarra para "agredir" um doido que subiu no palco... kkkkk trinquei kkkkkkkkk Muito bom!

    ResponderExcluir