0006 - Pennyroyal Tea - Manic Street Preachers [2008]

Antes de falar sobre esta cover gostaria de fazer uma pequena reparação sobre declarações passadas. Elas não possuem nenhum peso, mas também não gosto de ser injusto. Afinal, quem nunca ouviu um álbum e logo de cara acabou desistindo de ouvi-lo porque você o avaliou mal à primeira audição? Depois você o ouve mais algumas vezes e acaba gostando, e percebe que o avaliou mal. Isto é algo muito comum eu acho. Até mesmo porque, dependendo de sua idade e exigências musicias, você acaba enjoando das velhas formas de se compor música. Ou porque você coloca muita expectativa sobre um novo álbum de uma banda já conhecida. Daí o meu julgamento mal feito e precipitado.

Foi mais ou menos isso que aconteceu comigo quando ouvi o álbum Send Away The Tigers da banda Galesa, Manic Street Preachers lançado em 2007. Não se trata de uma obra prima do rock, mas também não era tão ruim como eu cheguei a comentar com amigos. Enfim, é um bom álbum, muito melhor do que muitas coisas que algumas bandas de rock lançam atualmente. E foi durante a turnê deste álbum que a banda galesa decidiu fazer uma cover de Pennyroyal Tea do Nirvana.


Nirvana e o Manic foram contemporâneos, possuíam quase as mesmas influências e vocalistas históricos. A história de Kurt Cobain foi intensa e curta, nem precisa ser citada. Já a história do primeiro vocalista do Manic, Richey James, não é tão conhecida, mas é igualmente curta e chocante. Assim como Kurt, James também era um compositor talentoso, um tanto depressivo e consumidor de drogas. E, assim como Kurt, James morreu cedo. Sua morte até hoje é um mistério; ele foi dado como desaparecido após abandonar o hotel em que estava em Londres, deixando no quarto o passaporte e cartões de crédito. Num primeiro momento, os integrantes da banda não se preocuparam, pois não era a primeira vez que aquilo acontecia. Mas o sumiço se tornou longo demais e a preocupação aumentou quando encontraram o carro de James num local conhecido por se encontrar corpos de pessoas que se suicidaram. O corpo de James nunca mais foi encontrado...

A letra de Pennyroyal Tea era um retrato instrospectivo da vida que Kurt vivia. E de certa forma, era também a mesma realidade vivida naquela época por James. Esta a cover foi uma forma de homenagear dois grandes vocalistas brilhantes, fulgentes e mitológicos.


Persiolino

5 comentários:

  1. Vc precisa ouvir o cover de Umbrella que o Manics fez. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. man, muito legal.

    ficou massa!

    já ouviu pixies tocando i can't forget do leonard cohen? não?

    corra atrás agora!

    abs

    ResponderExcluir
  3. olha, eu como fã das duas bandas só posso dizer que ficou sensacional!!
    e qual o cover do manic fica ruim?

    ResponderExcluir
  4. oi, meu nome é joão pedro sarno e eu curto muito esse blog! é uma ótima ideia apresentar esse covers, alguns bem undergrounds, e outros que tem gente que acha que nem é cover, que é da banda mesmo, hueheuheuhuhe. te recomendo ouvir o cover do manic street preachers para umbrella, de rihanna. acredite se quiser, ficou foda demais, eu recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao, não faz muito tempo mas postamos esse cover que você comenta.

      Excluir

Comente aqui!!!