0006 - Pennyroyal Tea - Manic Street Preachers [1994]


Antes de falar sobre esta cover gostaria de fazer uma pequena reparação sobre declarações passadas. Elas não possuem nenhum peso, mas também não gosto de ser injusto. Afinal, quem nunca ouviu um álbum e logo de cara acabou desistindo de ouvi-lo porque você o avaliou mal à primeira audição? Depois você o ouve mais algumas vezes e acaba gostando, e percebe que o avaliou mal. Isto é algo muito comum eu acho. Até mesmo porque, dependendo de sua idade e exigências musicias, você acaba mudando seus gostos musicais...

Foi mais ou menos isso que aconteceu comigo quando ouvi o álbum lançado em 2007 Send Away The Tigers do Manic Street Preachers. Não se trata de uma obra prima do rock, mas também não era tão ruim como eu cheguei a comentar com amigos. Enfim, é um bom álbum, muito melhor do que muitas coisas que algumas bandas de rock lançaram nos últimos tempos. 

Foi durante a turnê deste álbum que ouvi cover do Manic Street Preachers para Pennyroyal Tea do Nirvana pela primeira vez, em homenagem a Richey James Edwards.


Tanto o Nirvana quanto o Manic foram contemporâneos. Possuíam quase as mesmas influências e compartilharam de vocalistas históricos (e porque não dizer "mitológicos). A história de Kurt Cobain foi intensa e curta, já rememorada por diversos autores, em diversos livros e matérias veiculadas nas mídias. Coincidentemente, a história do primeiro vocalista, fundador e guitarrista do Manic, Richey James Edwards, apesar de não ser tão conhecida, é igualmente curta e talvez mais surpreendente.

(Richey James Edwards)

Assim como Kurt, Richey também era um compositor talentoso, um tanto depressivo e consumidor de drogas. E, assim como Kurt, Richey morreu cedo. Porém não há uma comprovação de morte e, sim, um desaparecimento que perdura até hoje sem resolução; ele foi dado como desaparecido após abandonar o hotel em que estava em Londres em Fevereiro de 1995, deixando no quarto os documentos pessoais e cartões de crédito. Num primeiro momento, os integrantes da banda não se preocuparam pois não era a primeira vez que aquilo acontecia. Mas o sumiço se tornou longo demais e a preocupação aumentou quando encontraram o carro de James num local próximo a uma ponte conhecida pelo fato de ter havido várias suicídios. O corpo de Richey nunca foi encontrado se tornou um grande mistério.

Sobre a origem da letra de Pennyroyal Tea, podemos considerar que ela era um claro retrato instrospectivo da vida de Kurt Cobain. A música foi lançada oficialmente com o álbum In Utero de 1993, contudo a composição foi feita ainda em 1990 por Kurt. O título "Pennyroyal Tea" traduzido para o português significa "chá de poejo". O poejo ou mentha pulegium Ã© uma planta venenosa e foi utilizada em épocas remotas por mulheres como chá abortivo. No refrão da canção, Kurt fala sobre justamente usar o chá de poejo para “destilar a vida que está dentro dele”, numa clara alusão ao fato dele tentar remediar todas suas "doenças internas" (como o seu problema de depressão e com o vício em drogas). 


De certa maneira, esta era a mesma realidade vivida por James. Em 1994, o Manic Street Preachers havia lançado seu álbum mais importante até aquele momento The Holy Bible. Em Abril de 1994, quando Kurt se suicidou, Richey e os outros integrantes da banda estavam mixando as faixas do Holy Bible no Britannia Studios, o mesmo lugar onde Ian Curtis havia gravado com o Joy Division. Foi naquele momento em que a banda decidiu que faria uma cover de Pennyroyal Tea como uma espécie de tributo a Kurt para ser apresentado nos shows da turnê de Holy Bible. 

Mas Richey não andava bem naquela época. É fato que Richey sempre teve vários problemas de depressão ao longo dos últimos anos de sua vida, mas naquela turnê ele teve que se ausentar de alguns shows para tratar destes problemas e de seu vício em remédios numa clínica de reabilitação psiquiátrica. Por esse motivos, muitas versões que encontramos de Pennyroyal Tea daquela época não contam com a participação do Richey.  


Apesar do tratamento e de sua condição clínica, ainda deu tempo de Richey retornar no final de Dezembro de 1994 para completar a série de shows da turnê, porém aqueles seriam seus últimos shows com seus companheiros. Praticamente dois meses depois de seu retorno, em Fevereiro de 1995, Richey simplesmente sumiria do mapa misteriosamente, dando praticamente um final abortivo a sua existência neste planeta.

Algumas gravações de covers de Pennyroyal Tea do Manic Street Preachers estão grafadas com Penny Royalty, que tem praticamente a mesma sonoridade do título original. Contudo, esse termo por ser entendido como pejorativo e numa tradução livre para o português seria "A Realeza de Um Tostão". Curiosamente, uma das melhores gravações desta cover - que vale muito mais do que miseros tostões - está grafada desta forma. Lançada na compilação Evening Session Priority Tunes de 1996 pela gravadora Virgin, a coletânea além de trazer essa homenagem ao Nirvana feita pelo Manic Street Preachers, traz também outras ótimas gravações feita por vários artistas que faziam muito sucesso em meados da década de 1990. Certamente essa cover da banda galesa marcou época no extinto programa Evening Session da BBC Radio 1 e nos faz rememorar a história de Richey James.

Postar um comentário

5 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Vc precisa ouvir o cover de Umbrella que o Manics fez. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. man, muito legal.

    ficou massa!

    já ouviu pixies tocando i can't forget do leonard cohen? não?

    corra atrás agora!

    abs

    ResponderExcluir
  3. olha, eu como fã das duas bandas só posso dizer que ficou sensacional!!
    e qual o cover do manic fica ruim?

    ResponderExcluir
  4. oi, meu nome é joão pedro sarno e eu curto muito esse blog! é uma ótima ideia apresentar esse covers, alguns bem undergrounds, e outros que tem gente que acha que nem é cover, que é da banda mesmo, hueheuheuhuhe. te recomendo ouvir o cover do manic street preachers para umbrella, de rihanna. acredite se quiser, ficou foda demais, eu recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao, não faz muito tempo mas postamos esse cover que você comenta.

      Excluir