0007 - Just Can't Get Enough - Nouvelle Vague [2004]

O que o synth-pop, o new wave, o jazz e a bossa nova possuem em comum? A resposta seria "nada" ou "quase nada" se simplesmente olharmos cada estilo em seu quadrado. Porém, muitos diriam que existe sim uma ligação entre estes esses estilos e isto foi possível graças a uma cover, como explicaremos a seguir...


O synth-pop tem suas raízes no rock progressivo, que foi o primeiro gênero a usar massivamente os teclados em suas composições. Logo depois, a disco music incorporava os teclados nas músicas de artistas como Donna Summer. E graças a está mudança, logo o synth-pop nascia e tomava o lugar da própria disco music na rádios e pistas no final da década de 1970 e início dos anos 1980. Várias bandas despontaram nessa época como foram os casos de Duran Duran, Human League, Eurythmics só para citar algumas. Logo o synth-pop estava inserido num movimento musica junto a outros estilos que surgiram na mesma época como o ska-revival e o power pop, nascendo assim a tal new wave... 

Dos vários hits radiofônicos do synth-pop/new wave, um dos que melhor destacou o uso dos teclados talvez tenha sido Just Can't Get Enough do Depeche Mode. Afinal, quem viveu essa época nunca se esquece das primeiras notas musicais deste clássico...


Segundo por Vince Clark, um dos fundadores do Depeche Mode e compositor da canção, Just Can't Get Enough nasceu quando a cena punk londrina estava acabando e a garotada que costumava frequentar os "clubes" estavam procurando por um som mais dançante e que não fosse tão agressivo quanto o punk. A música alcançou o top 10 das paradas de sucesso na Grã Bretanha, porém não foi tão exitosa nos EUA. 

Várias bandas de synth-pop fizeram muito sucesso e no final da década de 1980 elas acabaram saindo de moda - assim como a própria new wave. Apesar da moda ter acabado, o Depeche Mode tem uma carreira muito consistente e assim o grupo seguiu sua carreira, sempre produzindo bons álbuns, mesmo após as décadas de 1980 e 1990, como por exemplo o disco Playing The Angel de 2005. 

Coincidentemente, quase nesta mesma época surgia duo eletrônico francês que resolveu reinterpretar hits da New Wave, incorporando pitadas de jazz, bossa nova e música eletrônica. O projeto musical chamado Nouvelle Vague (que em francês significa "Nova Onda" e em inglês "New Wave") foi criado por Marc Collin e Olivier Libaux em 2004. Logo de cara eles produziram seu primeiro álbum homônimo com 14 covers de artistas como The Cure, The Clash, XTC e claro, uma cover de Just Can't Get Enough do Depeche.

As canções deste primeiro álbum foram gravadas sem vocalistas fixos. Ou seja, vários cantores, a maioria mulheres, botaram seus talentos vocais em diferentes faixas do álbum. Ao todo oito cantores figuraram no primeiro álbum, incluindo a brasileira radicada na França Eloisia da Silva que dá voz para essa deliciosa releitura de Just Can't Get Enough, que mistura rock, jazz e uma pitada de samba e bossa nova.


Outra versão também feita pelo Nouvelle Vague para esse clássico do Depeche Mode foi apresentada no famoso programa TV francesa, o Taratata, ao lado de Moby. Uma releitura mais lenta é verdade, mas não menos gostosa de ser apreciada.  


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.