0008 - Substitute - Ramones [1993]


Existe alguma banda no mundo que mais recebeu covers que os Beatles? Bom, a resposta para essa pergunta é muito difícil de ser respondida, pois algumas bandas rivalizam com o quarteto de Liverpool quando o assunto é quantidade músicas regravadas. Afinal, quem nunca ouviu uma cover dos Ramones? De Metallica à banda do seu vizinho, enfim, todo mundo que teve uma banda um dia já tocou ao menos uma dos Ramones.

Os integrantes da lendária banda punk de Nova Iorque com certeza cresceram ouvindo e se inspiraram no bom e velho rock'n'roll dos anos 50 e 60. Eles consumiram altas doses de Chuck Berry, Beatles, Rolling Stones, Beach Boys e, claro, The Who. 

Se os Ramones foram os pais do punk, podemos afirmar que o Who foram os avós dos punks. Com composições como Substitute, uma canção pop, curta e direta, eles conseguiram refletir toda a rebeldade juvenil de sua época, assim como os punks fizeram anos mais tardes.


Os Ramones gravaram a cover de Substitute em 1993, no álbum Acid Eaters. Aliás, o álbum inteiro é composto por covers de diversas músicas de bandas que fizeram sucesso nos anos 1960 e que eles admiravam. Entre as músicas escolhidas para compor o álbum, a cover de Substitute foi uma das mais memoráveis. 

Reinterpretada no melhor estilo "1, 2, 3, 4", Substitute na versão gravada pelos Ramones contou com os backing vocals de nada mais nada menos que Pete Townshend, guitarrista, fundador do The Who e pai desta composição. Segundo consta na matéria publicada pelo blog inglês Far Out, Townshend estava em Nova Iorque para acompanhar alguns shows da ópera rock Tommy (outra composição de Townshend) na Broadway quando ele ficou sabendo que os Ramones iriam gravar Substitute. Logo, Townshend se ofereceu para fazer o backing vocal na gravação, como relembra o próprio Joey Ramone: “Eu sempre fui um grande fã do Who desde a primeira vez que eles se apresentaram nos EUA. Townshend sempre foi uma espécie de mentor invisível para mim. Ele ficou sabendo que iríamos gravar, e ele então foi até o estúdio, ouviu a faixa e ficou todo animado em fazer o backing vocal. Ele fez um ótimo trabalho, e estava realmente interessado em participar da gravação. Eu estava muito nervoso, porque no dia em que ele foi gravar foi o dia em que eu estava colocando meu vocal principal na cover. Eu nunca o tinha conhecido antes.” 

Acid Eaters, apesar de ser uma álbum repleto de ótimas covers, ele não alcançou o topo das paradas norte-americanas e nem no Reino Unido. Contudo, é preciso registrar que na Argentina o álbum alcançou a marca de 30 mil cópias vendidas que rendeu a banda um certificado de Disco de Ouro. Mas ouro mesmo é relembrar os Ramones nesta ótima cover com essa participação especial:


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. acho essa música com eles, muito legal e adoro esse clipe, a primeira vez que vi, ri muito do cara pensando que está vendo uma havaiana dançando rss

    ResponderExcluir