0010 - Working Class Hero - Green Day [2007]


Working Class Hero é uma clássica canção de um clássico e irreparável álbum de uma lenda do rock and roll, John Lennon. Dentro do universo do rock mais "purista", podemos dizer assim, é uma das canções que mais foi "reinventada" por uma legião de artistas em versões ora respeitosas, ora assassinas. Lembro que tomei contato com a música por meio de uma bem selecionada coletânea do ex-beatle. Um passo depois, e estava deglutindo o álbum original.

O petardo se tornou praticamente um hino de auto afirmação dentro do universo pop. Singela, sensível, introspectiva e ao mesmo tempo áspera, esquerdista, convocatória. Inspirou uma orda de artistas oriundos (ou não) das classes menos favorecidas que começaram ou guinaram suas carreiras pra uma espécie de filosofia do "pop com autenticidade".


Confesso que passei minha adolescência musical metida a adulta nos anos 90 desdenhando da banda Green Day. Nos primeiros anos desse século, eles ganharam o meu respeito com o excelente álbum American Idiot (2004). Um libelo anti-guerra-bushismo que representou um divisor de águas na carreira da banda.

Nada mais natural que essa banda recém-amadurecida e politizada resolvesse encarar o convite para contribuir em um tributo ao ícone pop contracultural dos anos 60/70 com a canção mais crítica e esquerdista do repertório lennoniano. Assim o cover entrou na edição do álbum beneficente da Anistia Internacional em pró dos refugiados sudaneses de Darfur.

Analisando o histórico, tinha tudo para dar errado. Mas o tiro não saiu pela culatra. Muito pelo contrário. Se não chega a ser uma versão diferencial que rivalize com a original, pelo menos conseguiu dar uma nova roupagem e frescor juvenil à mensagem do ex-beatle. Confiram:


Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Essa versão está muito boa mesmo. A respeito da banda em si, eu acho que eles fizeram ótimos álbuns no início da carreira deles. Mas a partir de Nimrod, eu acabei desanimando...depois nunca mais me interessei em ouvi-los. Com esta versão, fiquei curioso em conhecer melhor os últimos albuns...

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, legal a idéia do blog. De fato, existem alguns covers que soam tão bem quanto o original.
    Abração e sucesso na empreitada. Yeah.

    ResponderExcluir
  3. eu gosto desde "basketcase" do green day, sempre gostei deles, dos clipes, deram uma decaída como falou o pérsio, essa versão eu achei meio parada, acho q a do manic melhor - fã de manic puxando a sardinha pra eles rss

    ResponderExcluir
  4. Kra...sou fão numero "1" dessa banda! A versão pro som do John Lennon ficou ótima messmo!

    ResponderExcluir