0021 - Roxanne - The Kooks [2007]

Hoje vamos falar de um encontro de duas bandas de gerações distintas do rock inglês, uma dos 1980 e outra dos anos 2000 e conseguiram se unir de certa forma graças a uma cover...

A banda britânica The Kooks estourou em meados da primeira década dos anos 2000 e já lançou 5 álbuns de estúdio. O último, Let's Go Sunshine de 2018 até recebeu boas crítica, mas de lá prá cá nunca mais lançaram novos trabalhos. Para mim, um dos melhores álbum da carreira desta banda briânica foi com certeza o seu segundo álbum intitulado Konk. Lançado em 2008, Konk possui melodias bem estruturadas e hits radiofônicos grudentos que fizeram com alcançasse a posição 41 da Billboard 2000 em 2008. Aliás, o título do álbum é uma referência clara ao nome do estúdio onde foi gravado o álbum (The Konk Studios em Londres) cujo dono é ninguém mais ninguém menos que Ray Davies, um dos grandes “fabricantes” de hits inglês, o ex-vocalista da histórica banda The Kinks.


O maior mérito do Kooks talvez seja o de conceber um álbum com o frescor do rock pueril misturado aos diversos estilos de rock produzidos ao longo dos anos, sem soar clichê. É possível ouvir Konk e perceber influências de Strokes à Thin Lizzy, passando pelo rock dos anos 1960 e a new wave dos anos 1980.

E por falar em anos 1980, a outra banda deste post que soube fazer como ninguém a mistura de diversos estilos de música com o rock. A lendária The Police logo se tornou um fenômeno no mundo em pleno movimento punk. Rapidamente se diferenciou das demais bandas do movimento por incorporar toques do jazz, ska e reggae em suas músicas. Em um dos seus primeiros sucessos inclusive, Roxanne, já era possível notar a amálgama desses estilos, onde claramente podemos apreciar as sonoridades de Peter Tosh, Jimmy Cliff e Bob Marley misturados ao rock.

Como todos sabem, Roxanne é baseado numa estória de um homem que se apaixona por uma prostituta. Sting se inspirou em compor Roxanne após se apresentar com o Police num night-club chamado The Nashville que ficava localizado numa região de prostituição em Paris. Ele imaginou como seria se apaixona por uma delas, supondo que elas poderiam ter diversos namorados.

Um fato bem curioso é que a gravação de Roxanne traz um dos acidentes mais felizes da história do rock. Segundo o site Song Facts, Sting estava para iniciar a gravação de sua voz na música e segundos antes de começar a grava-la ele tentou se sentar em cima de piano pensando que sua tampa estava fechada. Porém ao sentar ele percebeu que a tampa não estava bem fechada e quase caiu. O som da sentada do Sting mais sua gargalhada foram captados pela gravação e depois incluídos a música parecendo que ela foi de fato pensada para a composição. Podemos comprovar este acidente musical dos 5 aos 7 segundos da canção. Confira: 


Já a turma de Luke Pritchard, vocalista do Kooks, não teve nenhum acidente ao gravarem sua cover de Roxanne. Apresentada ao vivo em 2007 no programa de rádio Live Lounge da emissora BBC Radio One, os Kooks foram precisos e conseguiram levar a composição original do Police para uma linha mais “bluseira” ou mais voltado para um “garage blues” e rock acústico. 

Sinceramente, foi uma surpresa pois nunca pensei que um clássico do rock reggae inglês poderia ganhar tons a la Rolling Stones. No final podemos dizer que a cover agradou tanto os fãs da banda como também aqueles que nem os conheciam muito bem mas apreciam uma boa cover.


Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Admito que nunca gostei da original, mas essa versão do Kooks é bacanuda.

    ResponderExcluir