0024 - Anna Julia - Jim Capaldi feat. George Harrison [2001]

Confesso que nunca tinha ouvido falar de Jim Capaldi. Na verdade, tinha sim (só não havia prestado muita atenção), numa edição do Fantástico, há alguns anos. O assunto era exatamente esse cover, mas só me lembrava que tinha alguma coisa a ver com o ex-Beatle George Harrison.

Todo mundo conhece Los Hermanos, e, a meu ver, é uma banda que desperta sentimentos extremos: ou você ama, ou odeia.

Camelo, Amarante, Barba e Medina formaram a banda em 1997 e chegaram "às paradas de sucesso" em 1999, quando do lançamento do primeiro single do primeiro álbum homônimo. Era "Anna Júlia", uma leve canção de amor creep, com inspiração, claro, em Beatles e na Jovem Guarda. A música tocou nas rádios (e em todos os lugares) à exaustão, e chegou a criar moda na hora de batizar as meninas nascidas na época (aconteceu até na minha família, ninguém é perfeito).


Acontece que a relação de amor e ódio se estendeu à música, aparentemente. Com o lançamento dos álbuns seguintes e uma mudança e amadurecimento do estilo musical e das composições do grupo, "Anna Júlia" simplesmente foi esquecida por eles, que deixaram de a executar ao vivo. Mas é claro que a própria banda foi a única a fazer isso; o hit continuou a fazer sucesso ad infinitum em festinhas de formatura.

Até chegar aos ouvidos de Jim Capaldi, baterista da banda Traffic. Em 2001, o músico fez uma versão da música e convidou seu amigo George Harrison para participar da gravação, que foi, por sinal, um dos últimos trabalhos do Beatle, que faleceu em novembro do mesmo ano. Não sei se muita gente ficou sabendo dessa versão, nem sei qual foi a reação dos Hermanos. Sei que ficou interessante e merece uma audição, em memória à George, Capaldi (que faleceu em 2005) e à banda ingrata (que acabou em 2007, voltou em 2009...) que a concebeu e nunca mais quis saber dela.


Cristina

3 comentários:

  1. Realmente não lembrava dessa cover, com a particpação do George Harrison na guitarra. Achei que ela ficou bem similar a versão original dos Hermanos.
    Sobre as versões que essa música ganhou, se não me engano existe uma banda de aché que destriu Anna Julia.

    ResponderExcluir
  2. Eu nem lembrava mais dessa também. Passava bastante na MTV Brasil na época e ficou muuuito fiel à original - com exceção, claro, da letra adaptada.

    ResponderExcluir
  3. não ouço mais anna júlia, apesar de ser uma bela música.

    é que tocou demais... a versão dos caras tá massa.

    abs

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!