0024 - Anna Julia - Jim Capaldi feat. George Harrison [2001]

Confesso que nunca tinha ouvido falar de Jim Capaldi. Na verdade, tinha sim (só não havia prestado muita atenção), numa edição do Fantástico, há alguns anos. O assunto era exatamente esse cover, mas só me lembrava que tinha alguma coisa a ver com o ex-Beatle George Harrison.


Todo mundo ouve ou ouviu os Los Hermanos, a meu ver, tem uma reação extrema quanto as composições da banda: ou você ama, ou odeia.

Camelo, Amarante, Barba e Medina formaram a banda em 1997 e chegaram "às paradas de sucesso" em 1999, quando do lançamento do primeiro single do primeiro álbum homônimo. Era "Anna Júlia", uma leve canção de amor com inspiração nos anos 1960, nos ie-ie-ies dos Beatles e da Jovem Guarda. A música tocou nas rádios (e em todos os lugares) à exaustão, e marcou a carreira dos Los Hermanos para sempre!


Acontece que a relação de amor e ódio se estendeu à música, aparentemente. Com o lançamento dos álbuns seguintes e uma mudança e amadurecimento do estilo musical e das composições do grupo, "Anna Júlia" simplesmente virou uma espécie de peso, o jornalismo sempre enchendo o saco dos integrantes da banda sobre Anna Julia, e os Los Hermanos a deixaram de executá-la ao vivo por algum tempo. 


Mas é claro que a própria banda não pode se desvencilhar do hit por tanto tempo. Mesmo após um hiato na carreira da banda, nos shows que marcaram a reunião do grupo, o hit voltou a ser executada e o público pode matar a saudade (e não tem nada de mal nisso).


Anna Júlia ficou tão conhecida que, de alguma forma, chegou até aos ouvidos de Jim Capaldi, baterista da banda Traffic. Em 2001, o músico e compositor decidiu fazer uma versão com letra adaptada para o inglês e convidou seu amigo George Harrison para participar da gravação, que foi, por sinal, um dos últimos trabalhos do Beatle, que faleceu em novembro daquele mesmo ano. 

Não sabemos se, na época em que essa cover foi lançada, houve uma grande recuperssão. E nem sabemos qual foi a reação dos Los Hermanos. Só sabemos a Anna Júlia "inglesa" ficou realmente interessante e merece uma audição com bastante atenção, já que o lendário guitarrista dos Beatles fez um solo de guitarra pra essa versão. E, além de George, outras duas lendas do rock também participaram desta cover: Ian Paice do Deep Purple na bateria e Paul Weller (do The Jam / The Style Council) nos backing vocals. 

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Realmente não lembrava dessa cover, com a particpação do George Harrison na guitarra. Achei que ela ficou bem similar a versão original dos Hermanos.
    Sobre as versões que essa música ganhou, se não me engano existe uma banda de aché que destriu Anna Julia.

    ResponderExcluir
  2. Eu nem lembrava mais dessa também. Passava bastante na MTV Brasil na época e ficou muuuito fiel à original - com exceção, claro, da letra adaptada.

    ResponderExcluir
  3. não ouço mais anna júlia, apesar de ser uma bela música.

    é que tocou demais... a versão dos caras tá massa.

    abs

    ResponderExcluir