0022 - Girlfriend - Michael Jackson [1979]

Há uma semana, fãs do mundo inteiro lamentam a morte de Michael Jackson. Particularmente, não era um fã de Michael, mas tive uma época em que ouvi muito as músicas do Michael. Aliás, quem nunca ouviu ou nem tentou fazer um "moonwalk"?

Michael sabia se utilizar muito bem do seu talento musical e promovia muito bem seu marketing artístico e pessoal. Sempre contando com a ajuda de grandes produtores e compositores, ele conseguiu construir uma verdadeira lenda no mundo da música. Levou os shows a um outro patamar, revolucionou o mundo da pop music e dos clipes, blá blá blá, etc. Resumindo: um artista completo!

Infelizmente, muito sucesso, muito dinheiro e fama não trouxeram a felicidade para Michael. Ao contrário, mais problemas surgiram ao longo dos anos. Escândalos, acusações de pedofilia, extravagâncias e, sobretudo, saúde debilitada, fizeram Michael sofrer muito nos seus últimos anos de vida. Somado a falta de criatividade e decadência artística, Michael parecia fadado a uma espécie de ostracismo. Mesmo com a sua volta aos palcos marcada para este ano em Londres, muito provavelmente Michael viveria apenas do seu passado de sucesso.

Agora, com esta súbita morte, o mundo volta a reverenciar e ratificar a qualidade artística de Michael Jackson. É uma pena que tal reconhecimento só seja dado pós-vida. Então, que seja pelo menos assim: que as pessoas sempre se lembrem mais das músicas e do talento de Michael do que de seus problemas.

Sobre covers, Michael gravou pouquíssimas. Isto de certa maneira prova que ele fez sucesso por méritos próprios. Destas poucas covers, uma chama a atenção não pelo grande sucesso que ela obteve (até mesmo porque, esta versão não obteve tanto sucesso assim), mas pela diferença de qualidade musical na interpretação de Michael comparada com a versão original. Girlfriend, música composta por Paul McCartney, de sua fase pós-Beatles, gravada com sua banda Wings, está presente no clássico álbum Off The Wall de 1979.

A versão original do Wings é mais chatinha...


...se comparada com a versão de Michael. Ele e Quincy Jones (produtor de Off The Wall) colocaram mais swing na música, transformando-a num palatável R&B.


Persiolino

Um comentário:

Comente aqui!!!