0037 - God Only Knows - David Bowie [1984]

Durante um bom tempo o mundo presenciou uma das disputas mais ricas e criativas que já existiu na música. Quem era melhor: Beatles ou Beach Boys?! A briga entre Estados Unidos e Inglaterra rendeu alguns dos melhores discos da história, como Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band e Pet Sounds.

Mais do que acirrar a batalha entre países, as bandas de John Lennon e a de Brian Wilson criaram hits que tornaram-se parte da vida de inúmeras pessoas, incluindo cantores famosos, como David Bowie. Para não tomar partido e decidir quem era melhor, Bowie regravou tanto Beatles quanto Beach Boys, mas é o cover que o inglês fez dos americanos que chama atenção. Uma pérola dos Beach Boys que não pode ser esquecida é God Only Knows, que de tão bela mereceu uma nova roupagem feita pelo camaleão do rock, mas que muita gente não conhece.


Enquanto a original dos irmãos Wilson, lançada em 1966, no principal disco do grupo é lúdica, quase onírica, Bowie deu à canção, que foi lançada em 1984, no disco Tonight, um tom mais romântico e mais simples, centrada basicamente na bela voz do cantor.


Independentemente de qual banda você prefere, Beatles ou Beach Boys, certo é que David Bowie soube pegar duas músicas especiais de ambas as bandas e transformá-las em algo ainda mais único. No entanto, no fim das contas, é God Only Knows que faz com que as pessoas suspirem mais fundo.

Postar um comentário

5 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Acabei de cair aqui de paraquedas, depois de uma meia dúzia de links e achei a idéia muito boa.

    Na semana passada fui fazer uma visita a um amigo em Brasília, um dos grandes guitarristas desse nosso país, o Marcelo Barbosa, e estávamos conversando exatamente sobre esse assunto.

    Uma de suas bandas, o Khallice, é um dos maiores nomes do chamado metal progressivo do país e, nessa semana em específico, eles estavam fazendo shows-tributo ao Dream Theater, o maior nome do gênero no mundo, e o tipo de música que poucas bandas no mundo tem a capacidade de reproduzir, devivo à técnica envolvida e à complexidade harmônica e rítimica das mísicas.

    Enfim, voltando ao assunto, conversávamos sobre o tipo de cover que mais me agrada: aquele em que a música é completamente subvertida e transformada em uma nova (muitas vezes ficando mais adequada do que a original). Citei alguns dos meus covers preferidos, entre eles "With a little help...", com Joe Cocker (o primeiro a ser citado em sua lista) e, outros dois dos Fab4 que também estão entre meus preferidos:

    - Help (Tina Turner, do álbum "Private Dancer") - Por mais que a versão original dos Beatles, com suas hamonizações vocais, seja ótima, Tina Turner levou a música a um degrau acima. Fora o fato de que sua versão combina muito mais com a letra da música. Essa versão é de 1983, eu tinha onze anos, mas me lembro que só fui ligar os pontos e notar que era a mesma música dos Beatles, muitos anos depois, dada a subversão total, harmônica, melódica e rítmica, do tema original. Definitivamente, um dos meus preferidos de todos os tempos.

    Day Tripper (Whitesnake, do álbum "Trouble") - Mais uma dos garotos de Liverpool, que eu considero também superior à original. Um pouquinho mais de peso na medida certa, o andamento mais arrastado e aquele solo de guitarra com efeito Talk Box tornam a música irresistível. Eu recomendo...

    Kiss (Art of Noise & Tom Jones) - Saindo um pouco do rock, essa então, originalmente com Prince, ficou estupidamente melhor. O vozeirão do já decadente Tom Jones, os efeitos sonoros do Art of Noise e o uso incidental do instrumental Peter Gunn dão uma levantada e tanto na música.

    Certamente, há outras sugestões, mas quando vierem à mente, volto a aparecer por aqui (se não me bloquearem depois dessa montoeira de texto).

    ResponderExcluir
  2. Varotto...
    Comentários são sempre muito mais do que bem vindos! Garanto que ninguém vai te bloquear!

    ResponderExcluir
  3. Varotto, muito obrigado pelas indicações de covers. Logo iremos publicá-las aqui.

    Lidi, belo post! Adoro Bowie; ele conseguiu fazer um ótimo trabalho com esta cover. Acho esta música uma das mais bonitas de todos os tempos. Brian Wilson é gênio.

    ResponderExcluir
  4. Lidi, que achado! Adoro essa música com os beach boys foi uma surpresa essa cover do bowie para essa música que faz parte de um dos melhores albuns já produzidos em todos os tempos!

    ResponderExcluir
  5. Eu tô meio em cima do muro nessa. Adoro covers que são fiéis ao original, e adoro algumas covers que reiventam a canção. Ainda não ouvi essa versão do Bowie pra God Only Knows, mas tem uma versão muito bonita dele pra Wild Is The Wind, que ficou conhecida na voz de ninguém menos que Johnny Mathis...

    Pessoal, sem querer fazer propaganda, mas inevitavelmente fazendo, eu ando postando uma série dedicada somente às minhas covers prediletas no pop & rock, e gostaria de compartilhar com vocês. O nome da serie é Yerblues Covers e ela está sendo postada no seres-da-noite.blogspot.com

    Já postei 3 volumes e esta semana deve sair o volume 4, que será dedicado ao power-pop. Aguardo a visita de vocês. Abraços.

    ResponderExcluir