0030 - Don't Take Your Guns To Town - U2 [2001]

Como é também a minha estréia neste blog, vou postar uma versão não muito convencional de um dos maiores clássicos do country americano e que faz parte do repertório do impressionante "man in black" Johnny Cash, que é admirado por 10 entre 10 músicos e compositores do planeta.

Em sua vasta coleção de hits dos seus mais de 50 anos de carreira está : Don't Take Your Guns To Town, que é uma pequena história do cowboy Billy Joe que morreu sem ouvir os conselhos de sua mãe:

'Don't take your guns to town Son,
leave your guns at home, Bill
Don't take your guns...'

Veja a versão original, que é uma canção típica, com instrumentos típicos, enfim uma balada country com o autor Johnny Cash, que a escreveu ainda na década de 50 e se tornou um dos seus maiores hits de toda a sua carreira:


A versão não convencional a que me referi anteriormente, é a que o U2 fez para essa música em 1999 e que foi colocada no single de Elevation, hit da banda irlandesa que está no album All That You Can't Leave Behind de 2001.

A amizade entre os membros do U2 já acontecia há algum tempo desde a participação de Cash no álbum Zooropa e a regravação matadora da canção One pelo cantor country em um de seus maravilhosos e premiadíssimos American Recordings, que foram produzidos pelo"recker" Rick Rubin. Essa cover foi lançada oficialmente pelo U2 para uma homenagem ao cantor, e que teve a participação de vários outros astros da música como Red Hot Chili Peppers, Tom Petty, entre outros.

O vídeo abaixo, que foi gravado nos estúdios da banda em Dublin, mostra a canção Don't Take Your Guns To Town em uma releitura totalmente modernizada, com acordes de teclado e guitarras que não lembram em nada a versão original, ou seja, uma versão curiosa e corajosa para uma homenagem do U2, ao "amigo" Johnny Cash:


Ricardo Camilo

2 comentários:

  1. O U2 fez um excelente releitura. Gostei muito do arranjo de percussão incorporada a música. Deu uma sonoridade quase caribenha para um clássico country música, bluegrass. do Cash...
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. não conhecia a música em nenhuma das duas versões e gostei bastante!
    bem vindo, Ricardo!

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!