0035 - I Just Don't Know What To Do With Myself - The White Stripes [2003]

Você tem que ser muito ranzinza pra não gostar de White Stripes. A dupla mais esquisitinha do mundo realmente sabe fazer um som decente. Depois do brilhante White Blood Cells pouca gente acreditava num novo sucesso do dueto estranheza. Foi então que eles vieram com a porrada do álbum Elephant que seduziu a crítica e a massa com genialidades como Seven Nation Army, Hardest Button To Button, Ball And Biscuit, e claro, a música título desse post.

Originalmente escrita por Burt Bacharach e Hal David, I Just Don't Know What To Do With Myself foi gravada pela primeira vez pelo cantor soul americano Tommy Hunt em 1962.


Mas ela só foi fazer sucesso de verdade dois anos depois na versão de Dusty Springfield que alcançou o Top 3 na parada britânica. Desde então, ela foi regravada várias vezes pelos artistas mais anônimos que você possa imaginar. Exceção feita ao nosso duo de Detroit.

É na versão do casal desquitado que a música ganha em potência e sujeira, com paredões de guitarra de congelar as espinhas. O vocal e a bateria não ficam pra trás e despejam energia até o último segundo. O momento “para tudo que eu vou quebrar a batera, Jack” que marca a música toda empolga até quem não curte a cena alternativa.


O que dizer de um clipe que vem com Kate Moss se roçando no queijo? A singela idéia foi de Sofia Coppola. Isso, a filha do gênio...

Ah, já ia esquecendo, a primeira versão de Tommy Hunt é tão inexpressiva e obscura que quase não consegui achar na internet. Estamos diante de mais um velho caso em que o cover vale muito mais que a versão original.

Postar um comentário

5 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Também não conheço a versão original do tal Tommy Hunt, e nem preciso...pois essa música foi realmente pra ser desse jeito, um bluesão sujo e inovador com o casal White...sensacional! Muito bem lembrada essa cover!

    ResponderExcluir
  2. Os melhores covers são aqueles que se tornam uma música nova... este cover do White Stripes é o exemplo perfeito dessa façanha!

    ResponderExcluir
  3. Persiolino, na hora da edição, você acabou "comendo" o "White Blood Cells". Veja lá: Depois do brilhante (entra aqui o nome do album) pouca gente... abração

    ResponderExcluir
  4. Juro que não sabia que essa era cover. É minha música preferida do White Stripes.

    ResponderExcluir
  5. é... achei a versão original do tal de tommy hunt

    ResponderExcluir