0034 - Wonderwall - Ryan Adams [2004]


Por mais que a lista de pessoas que odeiam Oasis seja tão grande, ou até maior, do que a de fãs uma coisa deve ser dita: Wonderwall é uma das melhores músicas lançadas nos anos 90.

Não apenas esta foi a canção que abriu as portas dos Estados Unidos para os irmãos Gallagher, mas também foi com este terceiro single do disco (What's The Story) Morning Glory, lançado em 1995, que todos puderam comprovar que apesar da cara marrenta dos ingleses, eles tinham sensibilidade o suficiente para compor uma das canções mais belas da cultura pop.


Talvez bem menos popular do que o Oasis, o americano Ryan Adams é conhecido como um workaholic talentoso e aclamado pela crítica, mas sem grandes feitos na hora de cativar a massa. Mesmo assim, quem gosta de Adams pode se deliciar com discos maravilhosos como Heartbreaker e Gold. Mas foi em Love Is Hell, lançado em 2004, que Wonderwall foi reinventada oficialmente, ficando ainda mais melancólica.


Tanto a original quanto a cover já fizeram parte de um milhão de filmes e seriados diferentes, assim como outros artistas, incluindo Cat Power e Robbie Williams, já regravaram a composição de Noel Gallagher. Mas é a versão de Ryan Adams que deixa tanto os fãs quanto o próprio Oasis mais satisfeitos.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Adoro a versão do Ryan; ele é um grande cantor e compositor. Ele acabou salvando Wonderwall de ficar para sempre esquecida pelos irmãos Gallagher...Noel dizia que não mais iria tocar Wonderwall ao vivo, até se sensibilizar por esta cover...Gosto da cover da Cat Power, mas esta versão do Ryan é melhor. Vi o Jay-Z fazer uma cover para Wonderwall em Glastonbury. Foi lamentável...

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei da cover do Ryan mais que as outras, ficou leve e bem feita, e sendo só com guitarra e voz, a música ficou com um ar bem intimista...excelente

    ResponderExcluir
  3. Sabia que o Ryan tinha feito um cover, mas nunca tinha ouvido. Wonderwall é uma bela canção, mas acabou meio banalizada - destino ingrato de um hit. Essa versão ficou linda, elegante, parece outra música - prova de que a composição do Noel é de qualidade, de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Os que odeiam Oasis, os odeiam pela sua personalidade ou pra pagar de "descolado", não pela música.

    Porque se for falar de música eles foram uma das melhores da história, mesmo sem serem virtuosos, afinal o que conta mesmo é o som. E wonderwall é só a ponta do Iceberg... Infinitas músicas boas tem a maior banda inglesa dos últimos 20 anos...

    aliás, excelente cover do ryan adams que segundo o próprio noel, reinventou a música, e passou a cantá-la no estilo do ryan a partir de ouvir esse cover.

    ResponderExcluir