0041 - Sinister Purpose - Pavement [1999]

Quando falamos em Creedence Clearwater Revival, o que vem logo a sua mente? A minha mente particularmente parece resgatar o famoso refrão: “I wanna know, have you ever seen the rain?”. É praticamente impossível dissociar este famoso hit desta grande banda americana. E se você perguntar para os fãs mais fervorosos, eles repetirão em uníssono mais uma batelada de refrões de excelentes canções do repertório do Creedence. Aposto que muitos se lembraram de Suzie Q, I Put A Spell On You, Proud Mary, etc. Foram tantos sucessos emplacados que, mesmo músicas de boa qualidade, porém, de menor apelo comercial, ficaram esquecidas. E é bem este o caso da canção Sinister Purpose, que faz parte do terceiro disco do Creedence, Green River.

Liricamente, Sinister Purpose chega a ser vazia. A letra, composta por John Forgety – líder e a mente criativa da banda - fala de um amor quase instintivo, de certo tom “acasalador”. Mas e daí? No rock’n’roll, a letra, às vezes, fica renegada a um segundo plano logo que ouvimos os primeiros riffs da canção. E Sinister Purpose é bem isto: basta ouvir os primeiros riffs para sair fazendo air guitar....


Se o Creedence possui ótimas músicas que caíram no esquecimento, o que dizer das músicas de uma banda do underground americano, sempre cultuada pelos críticos, mas que nunca obteve um grande sucesso perante as massas. Praticamente, dez anos após o seu fim, quase ninguém se lembra do Pavament, menos ainda de suas músicas. Se não fossem as reedições de seus álbuns pela gravadora Matador alusivo ao 10º aniversário de lançamento de sua discografia, menos pessoas ainda se lembrariam de Cut Your Hair (que guardada as devidas proporções, Have You Ever Seen The Rain está para o Creedence, assim como Cut Your Hair está para o Pavement).

Sempre fui fã do Pavement. Então sou suspeito para falar deles. Tenho todos os álbuns da banda e outras raridades. Acredito que o grupo foi um dos mais geniais da década passada. Para mim, todos os seus discos deveriam estar em todas as listas de 100 melhores discos de rock da década passada. O som desta banda, liderada pelo guitarrista e vocalista Stephen Malkmus, perpetuou o estilo lo-fi (ou baixa fidelidade, devido a “sujeira” de suas guitarras), iniciado com Sonic Youth e a tornou mais palatável para os seus ouvintes, graças a influência de linhas mais pop com o passar dos anos nas composições de Malkmus.

Eu poderia ficar horas e horas falando de Pavement e de suas composições, de discos e tudo mais. Mas perderíamos o foco deste blog. Então, só pra encurtar a estória, lá pelos idos de 1999, na turnê pela Europa para a promoção do seu último disco, Terror Twilight, o Pavement fez uma apresentação memorável no tradicional festival inglês de Glastonbury. Foi naquela apresentação que eles mandaram uma cover de Sinister Purpose. O famoso DJ britânico da BBC, já falecido, John Peel comentou na época que esta cover do Pavement foi um dos pontos altos do festival daquele ano. Veja o vídeo abaixo e tire você mesmo as suas próprias conclusões.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Ficou bom o cover, colocaram uma pegada mais punk que encaixou bem. E por falar em Pavement, preciso escutar mais material deles, tenho só um EP ("Major Leagues").

    ResponderExcluir
  2. Cara, não deixe de escutar Major Leagues. A canção Major Leagues é muito bonita. É mais melódica e totalmente diferente de tudo aquilo que o Pavement havia produzido até então.
    Saiu na internet que eles irão voltar para um show em NY em 2010. Cara, como eu gostaria de ir lá vê-los ao vivo.
    Abraço...

    ResponderExcluir