0059 - Help - Tina Turner [1984]


O álbum Private Dancer é um marco na carreira de Tina Turner, com mais de 20 milhões de cópias vendidas e diversos sucessos mundiais como a própria faixa título, Help, What's Love Got To Do With It, e Let's Stay Together (esta, outra ótima versão, mas assunto para outra postagem).

O cover de Help é um daqueles deliciosamente subversivos, que distorce completamente melodia, harmonia e ritmo, de forma a que o resultado fique praticamente irreconhecível. E, convenhamos, há que se ter cojones para fazer isso com uma música dos Beatles. Para falar a verdade, eu, que tinha 13 anos quando a música começou a tocar por aqui, só fui notar que a música era uma versão dos Beatles, muitos anos depois.


Dito isto, digo sem pestanejar, e já esperando a primeira pedra, que considero a versão muito superior à original. Sou admirador de primeira hora dos rapazes de Liverpool, mas o fato é que Tina Turner dá outro significado aos versos "Help me if you can, I'm feeling down ... Won't you please, please, help me".

O sofrimento expresso na letra, resultado da pressão a que a banda estava submetida pelo sucesso meteórico, me fazem pensar que Help ficou esperando por quase vinte anos por uma interpretação mais condizente com sua mensagem.

Por mais que eu admire os Fab 4 e goste da versão original, com suas belas harmonizações vocais, considero a versão de Aunt Turner definitiva.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Nossa, que ótima interpretação de Tina Turner. Ela conseguiu imprimir sua própria marca nesta música. Conhecendo um pouco da história de Tina, a letra de Lennon tem mais força e significado para Tina.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ótima!!!
    Fora que é uma das minhas musicas preferidas...gostei!

    ResponderExcluir
  3. Cara, não sabia disso, que se tratava da mesma música dos Beatles, e sempre adorei essa interpretação de Turner. Ultimamente estou produzindo um cover desta música para um canal de Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal Brian, mande o link do video para gente para divulgarmos aqui!

      Excluir