0075 - Please, Mr. Postman - The Beatles [1963]

Originalmente Please, Mr. Postman foi gravada pelo grupo feminino The Marvelettes em 1961, tendo sido a primeira gravação da Motown a alcançar o topo das paradas norte-americanas (de pop e R&B). Curiosamente, esta gravação teve o arranjo musical todo elaborado pelo grupo The Funk Brothers, cujo baterista era nada mais nada menos que Marvin Gaye.

Please, Mr. Postman foi também alvo de outra regravação de sucesso pelo The Carpenters, em 1974, quando voltou a ocupar o posto mais alto das paradas da Billboard.


E como os Beatles já figuraram aqui muitas vezes como banda homenageada por covers, já era hora de colocá-los do outro lado da trincheira.

Nem sempre os quatros rapazes ingleses foram a fonte transbordante de criatividade que os tornaram as eminências da música ocidental que conhecemos hoje. E, apesar de seu primeiro álbum ser formado primariamente por composições próprias, em seu segundo álbum (With the Beatles) tiveram de dar uma boa complementada em seu repertório com versões de sucessos de uma onda musical ainda adolescente, esse tal de rock and roll . Isso não chegava a causar estranhamento, até mesmo porque, naquela época, ainda começava a nascer a figura do intérprete/compositor.

O que causou mesmo estranhamento foi a escolha de uma música da gravadora Motown, de Detroit, que ao lado da Stax, de Memphis, maiores forças motrizes por trás do crescimento da música negra norte-americana a partir do final da década de 1950. Como pode isso de quatro rapazes brancos cantando música negra que, ainda por cima, não é exatamente rock ou blues?! O cover é similar harmônica, melódica e ritmicamente, ou seja, não é exatamente revolucionário. Mas tem um tempero rock delicioso que nem os terninhos "rebeldes" dos Fab4 conseguem ofuscar. Ponto para os ingleses.


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Os Beatles deram "cara de menino sensível" a uma mísica completament feminina. Gosto de ambas as versões, mas como sou muito mais rocker, fico com a segunda :-P

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa música!
    E todas as versões dela são ótimas^^

    ResponderExcluir