Cover Records - Espelho, espelho meu, existe alguém mais regravada do que eu? O fenômeno Louie, Louie

Engraçado, mas desde que eu fui convidado para participar desta empreitada que me vem à cabeça falar sobre Louie, Louie.

Talvez seja o fato de me lembrar de um álbum de recortes de jornal sobre música que mantinha na adolescência (e que tenho até hoje), no qual incluí, há mais de vinte anos uma reportagem, sobre um álbum só com regravações desta canção. Talvez seja o fato de que, dizem alguns, haja mais de 1500 covers conhecidos deste rock embrionário. E embora este número possa, obviamente, ser exagerado é certo que o número está na casa de algumas centenas.

Vai saber. Mas, de qualquer forma, Louie Louie é um caso muito particular não apenas por conta do grande número de regravações, mas pelo fato de ser um cover por natureza.

Explicando: Quando foi lançada por Richard Berry & The Pharaos, em 1957, alcançou limitado sucesso local e após algum tempo, desiludido e precisando de dinheiro para seu casamento, em 1959, Berry acabou vendendo seus direitos sobre a música (em 1986, ele conseguiu recuperar parte destes direitos conseguindo um justo, embora tardio, retorno financeiro).

A versão original, por Richard Berry

A música foi pela primeira vez ao encontro do sucesso nacional norte-americano, e daí para o mundo, com a gravação de 1963 por The Kingsmen. A partir daí, o baú foi aberto e na trilha vieram Iggy Pop, The Stooges, Ike & Tina Turner, Frank Zappa, Barry White, Black Flag, The Beach Boys, Motörhead, Otis Redding, Tom Petty and The Heartbreakers, The Pretenders, Bad Religion, Blondie, Dave Matthews Band, Grateful Dead, R.E.M., Sisters of Mercy, Patti Smith, The Beatles, Robert Plant, The Troggs, The Kinks, Joan Jett & The Blackhearts, Treble Spankers, Bruce Springsteen, The Surfaris, The Ventures, Stanley Clarke & George Duke, …

Ufa!

E muitos, muitos mesmos, outros (seja em gravações oficiais, ou bootlegs). O que acabou gerando um efeito interessante: há diversos albuns dedicados inteiramente a reunir regravações de Louie, Louie, como estes que ilustram o post. E isso,por si só, convenhamos, é um prodígio.

A versão "original", com The Kingsmen

Curiosidade: Em 1981, a rádio KALX-FM, de Berkley, California, fez um concurso entre seus ouvintes, jovens universitários em sua maioria, com o objetivo de eleger a mais popular canção de rock. Deu Louie, Louie na cabeça. Surpresos com o resultado, os DJ's da rádio, com a colaboração de pesquisadores, fizeram um levantamento sobre suas regravações. Todo o material que puderam encontrar foi colocado no ar, resultando em 12 horas contínuas de Louie, Louie. Isso há quase trinta anos. Imaginem hoje com as facilidades de pesquisa e Internet, quanto tempo duraria este programa?

Mas provavelmente o momento que transformou a canção no hino internacional das festas (principalmente nos EUA), e garantiu sua passagem para as novas gerações, foi sua inclusão no filme de 1978 "National Lampooon's Animal House" ("Clube dos Cafajestes" por aqui), clássico college movie que, de quebra, ainda inspirou a realização de inúmeras festas da toga romana mundo afora (algumas das quais tive a oportunidade de frequentar).

E uma de minhas preferidas, com o Motörhead

Enfim, muito poderia ser dito, na verdade há livros só sobre o assunto, mas basicamente está aí.

Louie, Louie, definitivamente, é a cover das covers.

Varotto

3 comentários:

  1. A cover das covers...
    Interessante como uma música pode tomar proporções como essa...
    Louie, Louie, não é só uma música boa que foi regravada ou uma versão interessante, é um material que permite, além de regravações e versões interessantes, possibilidades, talvez infinitas, de ser reinventada e reconhecida por todas as faixas etárias e "tribos".
    A do Motorhead, a do Bad Religion, a do Frank Zappa e do R.E.M, por exemplo, apesar de serem"a mesma música", podem ser consideradascomo originais.
    Simplesmente sensacional!
    Parabens pelo post.^^

    ResponderExcluir
  2. Louie, Louie é demais. Existem músicas de rock que são hinos. Louie, Louie é um desses hinos

    ResponderExcluir
  3. Pois é, gente...

    Imaginem só se a gente resolvesse falar de todas as versões.

    Daria para chegar no objetivo dos 1001 covers só com Louie.

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!