0094 - O Mar - Vanguart [2008]

Um dos maiores nomes da música popular brasileira, o soteropolitano Dorival Caymmi (1914-2008) é famoso pelas canções praieiras que ilustram a vida e a cultura do povo baiano. Escolhida a 94ª maior música brasileira pela Rolling Stone nacional, O Mar foi composta em 1938 e, segundo o próprio Caymmi, é a canção mais representativa de toda a sua obra.

Realmente, seus versos poéticos homenageiam a coragem dos pescadores com muita beleza na escolha de palavras simples e populares, formando um poema musicado que, acompanhado da viola, se torna uma agradável experiência sonora no universo praieiro de Caymmi.


Um dos nomes mais expressivos do folk nacional, o Vanguart nasceu em 2002 na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Com influências que vão de artistas regionais matogrossenses a Bob Dylan, Johnny Cash e Neil Young, o grupo coleciona fãs fervorosos, no melhor estilo Los Hermanos. Em 2008, a banda gravou o CD e DVD Multishow Registro Vanguart, promovido pelo canal por assinatura Multishow. Desse show realizado no Avenida Club, em São Paulo, saiu a cover de O Mar. A versão traz levadas folk, sonoridade despojada... enfim, um ar mais rock'n'roll para o clássico de Caymmi.


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Essa música meu avô Massao sempre balbuciava o refrão...o mar, qdo quebra na praia...muitas das lembranças que eu guardo deste meu avô, que era japonês mas tinha alma praticamete brasileira (e um pouco italiana também)...
    Dorival é mestre, é poeta. Pena que muitos neste país nem sabem quem foi Dorival Caymmi...

    ResponderExcluir
  2. o mais irônico é um banda de um estado que não sabe o que é mar cantá-lo...
    ficou gostosa essa versão, hein?

    ResponderExcluir