Cover Records - Tributos Ao Cure

Se gótico fosse uma religião, Robert Smith seria o guru espiritual dessa religião. O grande vocalista, compositor e líder do Cure ganhou o prêmio “Godlike Geniuses” (algo que poderia ser traduzido como Gênio como Deus) deste ano do jornal britânico especializado em música New Musical Express (NME), por sua obra e contribuição a música. Prêmio mais do que merecido por sinal, afinal o Cure influenciou toda uma geração e até hoje suas canções e estilo são amplamente copiados por novos artistas. Por essas e por outras, o Cure é uma das bandas que mais recebeu discos tributos. Aqui vão os 3 últimos – que temos conhecimento – lançados para deliciar (ou para desagradar) os fãs mais fervorosos da banda de Robert Smith.

Pictures Of You [2009]

Em referência ao prêmio, a NME lançou em sua edição de fevereiro de 2009 uma coletânea com 14 bandas re-interpretando os grandes clássicos da banda. Pictures Of You, começa com uma versão cheia de sintetizadores de In Between Days do Mystery Jets e termina com uma versão acústica “fofinha” de In Between Days (de novo?) gravada pela banda Get Cape. Wear Cape. Fly. Mas a coletânea não é composta só de covers de In Between Days não.  No meio do disco, é possível ouvir uma clássica cover de Just Like Heaven gravada no final da década de 80 pela banda indie americana Dinossaur Jr e uma versão mais declamada do que cantada de Catch feita pela banda Art Brut.


Just Like Heaven: A Tribute To The Cure [2009]

Lançada em Janeiro de 2009 pelo selo norte-americano American Laundromat Records, esta coletânea apresenta versões de bandas menos conhecidas se comparada com coletânea da NME. Mas nem por isso este tributo deixa a desejar. Excelentes covers podem ser encontradas aqui nas interpretações da nova safra de artistas da cena alternativa como Tanya Donelly & Dylan In The Movies, The Rosebuds, The Submarines e Julia Peel. Mas as melhores, em minha opinião, são as covers de High gravada em alta velocidade pelo Wedding Present e A Strange Day feita pela banda Grand Duchy (formado por Black Francis e sua esposa, Violet Clark).
Perfect  As Cats: A Tribute to The Cure [2008]

Lançada em 2008, Perfect As Cats possui uma levada mais eletrônica do que os tributos citados anteriormente. Nesta coletânea dupla, 34 artistas se dispuseram a gravar covers utilizando muito bem a tecnologia a seu favor. Como é o caso da cover de Why Can't I Be You feita pelo grupo We Are The World, que possui uma levada funkeada combinada a beats eletrônicos. São raros momentos onde um banquinho e o violão se fazem presentes no disco. Num desses momentos, a jovem cantora Mariee Sioux manda uma versão "fletwoodmaquiana" para Lovesong.
(myspace -  Perfect As Cats)

Persiolino

2 comentários:

  1. L'album Perfect as a cat est vraiment excellent.
    J'aime beaucoup la version francaise de 10.15 saturday night , la version acoustique de Close to me , et surtout A forest par Bat for lashes

    ResponderExcluir
  2. amo cure! ainda bem q vc não pôs aqueles covers da mtv americana com blink 182, por exemplo rs

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!