0111 - Whiskey In The Jar - Metallica [1998]

Já que eles estiveram a pouco tempo aqui pelo Brasil com shows...

No ano de 1998 o Metallica lançou um CD somente de covers, ao qual deu o nome de Garage Inc. Homenagendo bandas das quais são fãs e o nome do CD se deve à fase em que eram apenas mais um banda de garagem que tocava músicas de seus ídolos...

O CD conta com covers muito legais e que podem também a vir a ter seu espacinho aqui no nosso top. Se eu não tivesse falado desta, com certeza, falaria de Turn The Page (Bob Serge) que gosto muito, mas o disco tem também músicas de: Black Sabbath, Nick Cave and the Bad Seeds, Lynyrd Skynyrd, The Misfits entre outros.

Em 1998 eu não tinha ideia de quem fosse o Thin Lizzy, até esta versão do Metallica ficar tão popular e as rádios "desenterrarem" a versão original. Gostei muito do timbre da voz de Phil Lynott, uma voz deliciosamente vibrante, forte e rock'n roll! A partir daí fui procurando me inteirar sobre a banda e seus sons e quantas covers fizeram por aí das canções dos Thin Lizzy! Como esta que já temos aqui e eu gosto também muito!

A banda é irlandesa, seus primeiros acordes datam de 1969. O sucesso mundial veio justamente com Whiskey In The Jar, que também é uma cover deles. O registro fonográfico mais conhecido antes do Thin Lizzy é de outra banda irlandesa: The Dubliners, na década de 1960.


A música, segundo a wikipedia: é uma famosa canção tradicional irlandesa, acerca de um salteador de estrada, que é traído pela esposa ou amante.


A versão do Metallica foi muito mal vista (o clipe) pelo Thin Lizzy que resolveu pedir na justiça os direitos autorais sobre a música, justamente por conta do video:


(...) o Metallica não só desonrou a nossa banda como também o país da Irlanda. Ela é uma canção tradicional daqui, e no videoclip da mesma (produzido pelo Metallica) aparecem cenas um tanto quanto vergonhosas para os irlandeses. O que os estrangeiros vão falar quando verem o clipe? Sabendo que essa música é quase um hino aqui na Irlanda, eles podem supor que aqui só se encontram mulheres fáceis e festas.

Que confusão! Como diria o cara da Sessão da Tarde! rs

Isso não quer dizer que um clipe, pelo menos para mim, possa "desonrar" um país por conta de um vídeo  apenas tornar uma música muito legal mais conhecida de todos. O clipe não me interessa e sim a música que é muuuuito boa!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Whiskey_in_the_Jar

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Je vote pour le clip (tres hot!!!)et la version de Metallica.

    ResponderExcluir
  2. Metallica pour moi aussi. Vu en concert en France et ils sont excellents. Gros gros son bien puissant!!!

    ResponderExcluir
  3. hahahah Thin Lizzy deveria ter ficado grato pela versão do Metallica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de nunca ter ouvido um pronunciamento oficial do Thin Lizzy para este cover, creio que eles ficaram gratos sim pela versão feita...

      Excluir