0120 - Don't Fence Me In - David Byrne [1990]

Um dos maiores compositores de música popular, Cole Porter já foi gravado pelos maiores nomes do jazz, do pop e do rock. Suas canções conservam a nostalgia dos anos 30 e 40 e são agradáveis exercícios de viagem no tempo para quem quer conhecer a cultura musical - e cinematográfica - do período.

Com letra de Robert Fletcher e Porter, Don't Fence Me In foi um trabalho encomendado em 1934 pela 20th Century Fox para um musical nunca produzido. Dez anos depois, a música foi cantada pelo ator Roy Rogers na comédia musical Hollywood Canteen (lançada no Brasil sob o título Um Sonho em Hollywood). Resultado: a versão gravada, no mesmo ano do filme, por The Andrews Sisters e Bing Crosby ficou em primeiro lugar na Billboard por oito semanas.

Abaixo, uma cena de Hollywood Canteen no qual o cowboy Roy Rogers interpreta Don't Fence Me In. Curiosidade sobre o filme: A superprodução traz alguns dos nomes mais famosos do cinema da época interpretando eles mesmos. Só para citar alguns: Bette Davis, Eddie Cantor, Jack Benny, Joan Crawford, Peter Lorre, Barbara Stanwyck e Jane Wyman.


Deixando o chapéu de cowboy de lado, David Byrne mergulhou na brasilidade ao fazer sua cover de Don't Fence Me In. Com o grupo baiano Olodum na percussão, o ex-líder do Talking Heads (uma das bandas mais criativas e importantes da década de 1980) gravou a música para o álbum Red Hot + Blue, de 1990. Aliás, só para lembrar, foi desse álbum que saiu a cover dark do U2 para Night And Day, publicada aqui.

David Byrne deixou a melancolia de lado. Já que a própria letra trata da necessidade da liberdade, em um contexto mais faroeste, com as terras rodeadas por montanhas e encobertas pelo céu estrelado, Byrne interpreta de maneira dançante essa canção em homenagem ao homem apegado ao lugar onde vive - não foi à toa que ele escolheu justo um grupo brasileiro para dar mais ritmo à música. E o gênero pop se rende a Cole Porter, talvez o mais sensível, apaixonante e (sim!) pop de todos os compositores norte-americanos do século passado.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Fantástico. Adorei.
    Esta cover entra na minha lista de Top 10 covers de todos os tempos...
    Gostei muito a mistura de estilos. A percursão está incrível.
    Parabéns Garota!!!

    ResponderExcluir
  2. eu não sabia que era um cover a do david byrne, bela escolha adoooro!
    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Tenho o CD original desde 1991 quando apareceu por aqui no Brasil, importado.

    Pra ouvir pra sempre, não só as duas músicas citadas mas o cd inteiro é mto bom.

    ResponderExcluir