0125 - Namorinho De Portão - Penélope [1999]

Uma das personalidades mais emblemáticas da música popular brasileira, Tom Zé carrega consigo o título de músico e compositor original. Mas algo não tão incomum (pelo menos no Brasil) precisou acontecer para que o cantor fosse redescoberto pelos próprios brasileiros: um estrangeiro fascinado pelo álbum Estudando o samba (1976) decidiu lançá-lo no mercado internacional por meio de um selo próprio, tornando conhecido na mídia internacional um dos grandes nomes da Tropicália. E o sujeito era ninguém menos do que David Byrne.

Voltando no tempo, mais precisamente em 1968, ano que marca o lançamento do primeiro trabalho de Tom Zé, denominado Tom Zé, e a sua coroação no IV Festival Record de MPB, com São São Paulo, o músico gravou Namorinho De Portão. A canção ganhou uma versão maravilhosa de Gal Costa (clique aqui para conferir) e uma moderninha da finada banda Penélope.


Formada em 1995 na cidade de Salvador, o grupo predominantemente feminino atendia pela alcunha de Penélope Charmosa, em referência à famosa personagem animada de Hanna Barbera, mas decidiu mudar o nome para evitar problemas judiciais.

Com o vocal característico de Érika Martins, a banda faturou o Abril Pro Rock em 1997 e, dois anos depois, lançou o primeiro trabalho, Mi Casa, Su Casa. Nesse álbum está presente a cover para Namorinho de Portão, que fez relativo sucesso à época, provando que Tom Zé poderia ser alçado a figura pop entre os jovens telespectadores da novelinha Malhação (esteve na trilha sonora do programa no ano 2000) e da MTV, além de ouvintes de rádios pop-rock de todo o país.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.