0132 - Hush - Kula Shaker [1997]

O Deep Purple não é muito minha praia, então, talvez o perfil da banda não fique tão bom e interessante. Apesar de que gosto de algumas músicas deles, mas não conheço a banda tão bem a ponto de falar com segurança deles. Banda formada na cidade inglesa de Hertford, em 1968, o Deep Purple é considerado, juntamente com Led Zeppelin e o Black Sabbath os precursores do heavy metal. Apesar de no som da banda termos um pouco de blues, rock progressivo, além de todo um "virtuosismo" na guitarra...

Hush, por exemplo é o típico caso de um rock quase pop com pitadas de blues (para mim), claro que com a voz de Ian Gillian dá todo um toque especial e ajuda a tornar a música ainda mais gostosa e dançante.

Fazendo pesquisa sobre a canção descobri que ela não é originalmente do Deep Purple, eles também fizeram uma cover. No disco de estreia da banda Shades Of Deep Purple, 1968, regravaram Hush - que eu acreditava ser uma versão original deles - além de outras covers, como canções dos Beatles (Help) e Jimmy Hendrix (Hey Joe).

Joe South, compositor norte-americano, que fez relativo sucesso durante a década de 1960 em seu país. A música Hush ele compôs para a banda Billy Joe Royal's, também em 1968.


Um versão "videoclíptica" totalmente ingênua... diferente desta versão do Deep Purple, na mansão de Hugh Hefner:


O Kula Shaker apareceu no meio do turbilhão de bandas britpops da década de 1990 no Reino Unido. Os ingleses optaram por uma sonoridade com influência indiana: usavam instrumentos como cítara e até gravaram versos em suas músicas em sânscrito (!!!) no maior estilo mantra (repetição da frase várias vezes).

Fizeram a cover da cover do Deep Purple que entrou na trilha do filme excepcional (rsrs eu nem vi e tô falando mal) Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. O Kula Shaker fez uma versão tão rock'n roll quanto a do Deep Purple e trouxe Hush de volta às paradas, trouxe uma música gostosa de dançar e que gruda com seu nanananananananáaaa.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Sempre achei o Kula Shaker uma banda levemente injustiçada pela crítica. Era uma banda com "pegada" mais rock do que britpop propriamente dito...hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Taí, o Kula Shaker era uma banda bastante original, mas injustiçada, como disse o Persiolino. Tenho o segundo álbum deles e psicodálico demais. Quando ouvia no ônibus indo para a faculdade, viajava demais - na estrada e nas músicas rs.

    ResponderExcluir