0133 - On The Way Home - Legião Urbana [1992]

Hoje, 27 de março, muita gente está comemorando o aniversário de 50 anos de nascimento de Renato Russo, líder da banda Legião Urbana. Uma boa oportunidade pra fazer uma postagem que estou ensaiando há tempos. A banda fez cover de uma canção de Neil Young no programa Acústico MTV, gravado em 1992. No caso, a música apareceu no álbum Música Para Acampamentos naquele mesmo ano; o álbum Acústico MTV só foi lançado em 1999, 3 anos depois da morte de Renato.

Não foi a primeira nem última vez que incluíram canções de outros artistas em seu repertório - a banda o fazia principalmente ao vivo, em forma de medleys durante a execução de suas próprias músicas.

Neil Young começou sua carreira como artista solo em 1960 no Canadá, onde nasceu. Foi para a Califórnia em 1966 e então tomou parte na banda Buffalo Springfield. On The Way Home foi composta por Young por volta de 1967 e gravada no álbum Last Time Around em 1968, disco esse que foi lançado para cumprir contrato com a gravadora: a banda já havia anunciado o fim de suas atividades. A canção aparece novamente no álbum ao vivo 4 Way Street de 1971, quando Young já participava do quarteto Crosby, Stills, Nash & Young.


Posso postar mais um vídeo? Aqui, Young sozinho ao violão emenda outra pérola de sua autoria, Tell Me Why.


Confesso que demorei muito tempo pra me interessar e me dispor a ouvir Neil Young. Assim, um dos meus primeiros contatos (in)diretos foi com essa belíssima canção que chegou aos meus ouvidos justamente através da Legião Urbana: me apaixonei naquele momento e não fazia idéia de sua autoria. Renato Russo era um grande ouvinte dos clássicos do rock e também das canções de amor e fazia questão de demonstrar sua admiração e prestar-lhes belas homenagens.


A propósito, nessa gravação do Acústico, a Legião prossegue com outro cover, dessa vez de Rise, da banda Public Image Ltd. (ou simplesmente PIL, formada por Johnny Lydon após o término dos Sex Pistols). Mas isto já é outra estória...

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Oi Cris, como eu te disse, mudei um pouco o finalzinho...não fique braba!

    ResponderExcluir