0134 - Ain't No Sunshine - Michael Jackson [1972]


Bill Withers. Você pode não reconhecer o nome, mas com certeza já deve ter ouvido seu maior sucesso, Ain't No Sunshine - e, quem sabe, já deve até ter cantarolado ou assobiado por aí. Não que a canção seja pegajosa demais, mas é uma balada forte, romântica e lindamente interpretada por Withers. Não é à toa que no filme Um Lugar Chamado Notting Hill (Notting Hill) ela ilustre justamente a sequência no qual o personagem de Hugh Grant caminha solitário pelas ruas de Londres enquanto tudo muda à sua volta (as pessoas, as estações do ano...), mas as lembranças de Anna Scott (Julia Roberts) insistem na sua cabeça (caso não se lembre da cena ou queira revê-la, clique aqui).

Engana-se quem pensa que Ain't No Sunshine foi um hit instantâneo. Gravada em 1971 por Withers, ela era, originalmente, o lado-B de Harlem, mas DJs começaram a executá-la como se fosse o próprio single. Assim, a música que consagrou Bill Withers ganhou os Estados Unidos e faturou o Grammy de Melhor Canção R&B no ano seguinte.


Muitos artistas, famosos ou não, já deram uma palhinha de Ain't No Sunshine. Em 1972, um garoto de 13 anos lançou seu álbum solo de estreia, Got To Be There, trabalho que marcou uma nova fase na carreira de um dos integrantes do grupo The Jackson 5. O nome dele, como você já deve saber, é Michael Jackson.

Em seu primeiro trabalho solo, Jackson não gravou apenas a cover de Withers, como também interpretou canções originais de Carole King e The Supremes. Cantor profissional antes dos 10 anos de idade, o caçula do The Jackson 5 sempre teve domínio da voz. Uma vez que o microfone estava em suas mãos, o garoto logo mostrava o talento musical, deixando muito artista profissional de boca aberta. Por isso, sua versão de Ain't No Sunshine merece espaço no 1001 Covers: ela é exemplo de que talento não tem idade. Mesmo.


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Qualquer hora dessas a gente precisa fazer um post salientando a qualidade dos artistas da Motown...

    ResponderExcluir
  2. Esta é a melhor versão desta música

    http://www.youtube.com/watch?v=XbzXFRz0pmM

    Sergio L C Silva

    ResponderExcluir