0137 - Sweet Home Alabama - Jewel [2002]

Graças a Sweet Home Alabama, muita gente pode até pensar que o Lynyrd Skynyrd tem suas raízes no estado sulista do Alabama, nos Estados Unidos, mas essa clássica banda de rock é originária da Florida, mais especificamente da cidade de Jacksonville. Além das músicas, o grupo também ganhou reconhecimento por causa do trágico acidente de avião que tirou a vida de três intregrantes e de um roadie.

Mas deixemos os assuntos trágicos de lado para retomar Sweet Home Alabama, canção lançada em 1974 no segundo álbum do Lynyrd Skynyrd, denominado Second Helping. Ela começa com aquele inconfundível riff de guitarra, depois invoca o Alabama em seus versos e até menciona Neil Young, autor de Alabama e Southern Man, músicas que fazem referência ao racismo no Sul dos Estados Unidos.


A bela Jewel também não nasceu no Alabama (ela é de Utah), mas cantou sobre o estado para a trilha sonora da comédia romântica água com açúcar Doce Lar, cujo nome original é... Sweet Home Alabama. A cantora levou seu pop rock cor-de-rosa para a cover do Lynyrd Skynyrd, mantendo a atitude - afinal ela não apenas canta bem, como toca violão e guitarra.

Apesar de ainda estar gravando, Jewel deu uma sumida na mídia. Talvez seus mais recentes trabalhos não sejam tão relevantes para o público e a crítica como aqueles que lançou na década de 90, mas a cover de Sweet Home Alabama está aí para mostrar que ela fez algo interessante na presente década (que começou em 2001 e termina em 2010) - ainda que não se trate de uma música própria, mas de uma releitura competente.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Gostei bastante do que ouvi da Jewel...ela tem uma voz muito interessante. As vezes bem grave, as vezes bem singela. Acho que esta cover prova bem a versatilidade da moça com sua voz...

    ResponderExcluir
  2. Ah, quem se lembra de hit da Jewel, Who Will Save Your Soul?

    ResponderExcluir
  3. eu lembro! rs ela sempre teve um estilo mais meiguinho de cantar, eu até concorri a cds dela no 21 qdo tinha programa de clipes rs
    achei muito legal essa performance dela pra sweet home alamaba, uma música q pode tocar o dia inteiro no rádio que eu canto junto, é muuuito boa!

    ResponderExcluir
  4. Eu dificilmente vejo um cover de Lynyrd Skynyrd ruim. Gostei desse também.

    ResponderExcluir