Lista Minha - Thiago Ocampo

Desta vez, o Lista Minha abre espaço para Thiago Ocampo, santista, amante da música e amigo desde a época do BRG. É dele o texto abaixo. Apreciem...

Tenho saudades da época em que estava mais antenado e participava mais ativamente nos diversos blogs em que colaborei e é legal ser lembrado pelos amigos.

De uns dois anos pra cá vejo que a música entrou numa entre safra brava e sofrida. É normal esse tipo de situação no decorrer do tempo: mudanças, adaptações, readaptações ou nada disso, ou tudo isso de uma só vez. Enfim. A parte ruim é que este estado sonolento deixa aqueles que gostam de novidades um pouco desanimados. Não tenho acreditado em muito do que ouço por isso perco ânimo e ouço pouco ultimamente. Mas tenho esperança que logo algo venha com força e mais uma vez "a salvação do rock" seja anunciada gerando todo aquele alvoroço que nós bem conhecemos.

Difícil a tarefa de criar uma lista de 10 covers imprescindíveis. Tenho um fraco por esse "gênero" tanto que, gostando ou não, procuro ouvir até as mais bizarras combinações e estilos, artistas e ritmos. Não sou difícil de agradar. Sendo assim, pra facilitar minha vida, já que o cotidiano anda cada vez mais corrido, fucei apenas a minha biblioteca musical disponível no momento no meu mp3 player. Seguem as minhas escolhidas:

01. Amy Winehouse - Valerie (original: The Zutons)
Quando, por volta de 2007, fiquei sabendo dessa cover, não sosseguei enquanto a consegui. Eram as coisas que eu mais ouvia naquele tempo e me parecia uma mistura tão improvável que tive que conferir. E já ouvi tanto essa música que tem horas que acho que ela é mais da Amy do que do Zutons. Perfeita!


02. Arctic Monkeys - You Know I’m No Good (original: Amy Winehouse)
Pra devolver a maestria, os Monkeys arrebentaram nesse hit da Amy. A situação acima se repetia: algo tão impensável que era uma audição obrigatória pra mim. Alex Turner tomou pra si o sofrimento da barraqueira mais falada do momento e fez uma versão antológica dessa linda música.


03. Augusto Enriquez – Bohemian Rhapsody (original: Queen)
Adoro esquisitices cover. Essa é apenas uma delas. O álbum Rhythms Del Mundo traz uma penca. Nesse volume de 2009 uma cover em espanhol do clássico do Queen ficou incrível na minha modesta opinião e se destaca. Vale a pena conferir!


04. Leona Lewis - Run (original: Snow Patrol)

A bela Leona deve ter sido premiada em 2008 pela Billboard como melhor cantora daquele ano talvez muito pelo fato de ter feito essa incrível interpretação do sucesso do Snow Patrol. É outra música! Não foi a toa que ela venceu o X Factor britânico. Com uma voz dessa...


05. Paramore – Love Is Not A Competition (But I'm Winning) (original: Kaiser Chiefs)
Uma banda "emo" fazendo cover de Kaiser Chiefs quando eu ainda tinha esperanças no Kaiser Chiefs, foi um achado. Como se sairiam? Claro que eu esperava decepção. Encontrei uma voz gostosa (Hayley Williams), uma nova roupagem com muita personalidade que transformou uma canção mediana do álbum dos ingleses numa grandiosa que poderia muito bem entrar num disco próprio dos americanos. E me fez ver que de "emo" essa boa banda tem nada ou muito pouco.


06. Travis – Baby One More Time (original: Britney Spears)
Essa é velha conhecida. O humor sempre presente na personalidade do líder Fran Healy teve sua apoteose nesse clássico cover da rainha pop Britney Spears. Tão improvável e impagável que surpreendeu todos no dia, o que se pode notar claramente na gravação. As risadas de fundo na audiência me fizeram rir junto.


07. Pearl Jam - Creep (original: Radiohead)
E revirando minhas mp3 achei essa versão de "Creep" feita por Eddie Vedder e seus amigos. Nem lembrava que existia aqui e não pude evitar de incluí-la na minha lista. O tema é tão Pearl Jam que não surpreenderia se soubesse hoje que é original da banda americana, copiada pelos britânicos do Radiohead. Incrível coincidência!


08. Cake – I Will Survive (original: Gloria Gaynor)
A trilha sonora símbolo da comunidade gay ficou ainda mais famosa nesse cover do Cake. Recordo de ter feito uma session com um amigo numa festa, e quando tocamos "I Will Survive" a galera acompanhou bem, curtiu muito. Naquela época nem sabia que aquele grupo de amigos gostava tanto de soltar a franga! E a gente repetia a dose toda vez que os amigos se reuniam.


09. Fernanda Takai – Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos (original: Caetano Veloso)

Uma brasileira pra constar. Esse hit do Caetano (composição original do Rei Roberto Carlos) já foi cantado e copiado por Deus e o mundo. Mas particularmente sou fã da Fernanda Takai. E vai pra ela o mérito na lista. A voz suave da mineira dá um toque triste em contraponto ao ritmo mais dançante dessa versão. Melhor que isso só ao vivo.


10. R.E.M. - Munich (original: Editors)
Taí uma música do Editors que eu gosto. No geral não curto muito o chororô sombrio e arrastado da banda americana, mas ao saber que tinha por aí uma cover de "Munich" feita pelo R.E.M., uma das minhas velharias favoritas, eu tive que ir atrás e conferir. Sorte a minha. De lá pra cá, pra mim "Munich" é uma canção do Stipe. E vai me convencer do contrário?!"

Postar um comentário

6 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Opa! Parece mentira mas tem post meu na rede depois de tanto tempo. q saudades! obrigado pessoal. sei q ando ausente mas tô por aí... é só chamar qdo precisarem. adorei participar!
    abração!

    ResponderExcluir
  2. Thi, se não me engano "Debaixo dos caracóis" é original do Roberto Carlos ;)

    ResponderExcluir
  3. Realmente a versão de Leona Lewis pra Run do Snow Patrol ficou top de linha. Ela sabe interpretar uma música!

    ResponderExcluir
  4. Essa música Munich é da banda Editors. Não da Interpol.

    ResponderExcluir