0142 - I Want You Back - KT Tunstall [2007]

Em qualquer lugar do mundo, entre 2005 e 2006 (e eventualmente, em 2007 também), você deve ter ouvido a canção Suddenly I See. Tema de personagem de novela global, trilha sonora de propaganda de celular, trilha sonora do filme O Diabo Veste Prada, com vídeo clipe tocado a todo instante nos canais especializado em música, ou simplesmente no dial do seu rádio, Suddenly I See, composição da cantora escocesa multi-instrumentista KT Tunstall, foi sucesso absoluto.

É incrível o poder de uma canção. Quando ela cai no gosto do público, não importa a língua em que foi composta, não importa se foi um homem ou uma mulher que a compôs, não a importa raça. A canção ganha seus ouvidos e não sai de sua mente de jeito algum. Foi mais ou menos isto que aconteceu com KT. É uma pena que as vezes, artistas talentosos não consigam emplacar. Sorte para todos nós que esta escocesa tenha emplacado no mundo da música nos dias de hoje; seria muito ruim um talento como o dela nunca ser reconhecido por ninguém.

Tal talento fala por si só nos discos lançados por KT, o Eye To The Telescope (2005) e o Drastic Fantastic (2007), todos bem avaliados pela crítica e pelo público. Um terceiro está a caminho, com previsão de ser lançado no segundo semestre deste ano. Mas fora os discos de estúdio, KT costuma literalmente dar show em suas apresentações acústicas. Em uma destas apresentações, a cantora mandou uma cover de I Want You Back, primeiro hit do legendário grupo da Motown, o Jackson Five.

Lançando em 1969, I Want You Back foi um sucesso estrondoso do Jackson Five, que mostrava para o mundo pela primeira vez o talento de um menino de 11 anos chamado Michael Jackson. A soul music e o rhythm & blues bem "funkeado", com uma coreografia animada, sem falar do carisma que o irmãos Jackson transmitiam, foram sem dúvida pontos forte para que I Want You Back fosse o cartão de visitas para a o Jackson Five conquistar o mundo da música pop no começo da década de 70.


A versão de KT é bem mais "orgânica" acompanhada apenas por sua inseparável guitarra acústica, loop pedal e voz. Não há um grupo vocal afinado para acompanhá-la e muito menos dá pra imaginar KT fazendo as mesmas coreografias dos irmãos Jacksons faziam. No entanto, nem por isso sua cover de I Want You Back deixa de ser menos animada e tão boa quanto à original.


Persiolino

Um comentário:

  1. Essa estava na minha lista para postar algum dia. Lembram da cover do 'N Sync para essa música?

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!