0147 - Jump - Aztec Camera [1984]

Quando se fala em Van Halen, duas coisas me vêm à cabeça: os riffs e solos de Eddie Van Halen e a elasticidade corporal de David Lee Roth. E das músicas do grupo que conheço, aquela que mais dá vontade de assobiar é Jump. Lançada no ano em que nasci (1984), Jump foi o único single do Van Halen a alcançar o primeiro lugar na parada da Billboard nos Estados Unidos. Um fato curioso é que a música figurou na bizarra lista de canções impróprias à época dos atentados de 11 de setembro (saiba mais aqui).

Outra peculiaridade conhecidíssima do Van Halen é a inabilidade dos irmãos Eddie e Alex Van Halen em lidar com o ego inflado dos vocalistas que passam pela banda: o próprio David Lee Roth, Sammy Hagar e Gary Cherone (ex-Extreme). Por enquanto, Roth assume o posto de cantor no Van Halen. Até quando? Só o seu ego e a paciência de Eddie dirão.


Nunca tinha ouvido falar do Aztec Camera até escutar o álbum-coletânea Cosmosonica - Tom Middleton Presents Crazy Covers Vol 1, que traz a cover da banda para Jump. Formado em 1980 na cidade de Glasgow, na Escócia, o Aztec Camera encerrou a carreira em 1995. Nesses 15 anos de atividade, lançou seis álbuns de estúdio e alcançou o ápice da carreira com Love, de 1987, que contém a faixa Somewhere In My Heart, o maior sucesso do grupo.

Jump foi gravada e lançada pelo Aztec Camera no mesmo ano da versão original - é uma das músicas do álbum Knife. A ótima versão extendida publicada aqui saiu como lado-B no single de All I Need Is Everything seis meses depois da cover "oficial". A diferença é o extenso solo de guitarra no final, que faz jus ao talentoso Eddie Van Halen.

Anômima

2 comentários:

  1. acho que já tinha ouvido essa versão no rádio... ficou bem cool rs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa versão essa do Aztec Camera...Acho que ficou bem radiofônica. Para os mais fervorosos fans de rock metal, acredito que irão odiar. Enfim...
    E vcs já ouviram a versão do Neil Diamond para esta canção???

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!