0148 - Three Little Birds - Gilberto Gil [2002]

Bob Marley nasceu na Jamaica em 1945 e certamente é o artista mais conhecido da ilha. Adorado até os dias atuais, ajudou a difundir o reggae pelo mundo, muitas vezes chegando aos ouvidos das grandes audiências a partir de covers gravados por artistas consagrados no meio pop. Assim também ajudou a difundir a cultura rastafári da ilha, com mensagens de irmandade e paz em suas letras.

Em 1974 juntou-se à banda de reggae The Wailers (que também contava com os músicos Bunny Wailer e Peter Tosh) que, a partir de então foi chamada Bob Marley & The Wailers. Foram 15 álbuns de estúdio até 1983; Marley morreu de câncer em 1981, tendo sido o álbum Confrontation lançado postumamente em 1983.

Three Little Birds é de 1977, single do álbum Exodus; sendo também relançado em 1980 chegou ao top 20 no Reino Unido. É uma das canções mais conhecidas de Marley e foi regravada diversas vezes.

Confesso que não costumo ouvir reggae. Na verdade essa música me chamou a atenção no filme Eu sou a lenda: é a canção preferida do personagem de Will Smith e ele a canta e toca várias vezes. É uma bela música, singela e otimista e acho que demorei muito pra prestar atenção nela.


Já que disse que não costumo ouvir reggae, vou confessar que também não tenho o hábito de ouvir música popular brasileira. Minha concessão nesses dois casos é Gilberto Gil. Gil nasceu em Salvador em 1942 e é um dos grandes cantores e compositores brasileiros. Ao lado de Caetano Veloso ajudou a criar o movimento Tropicalista no final da década de 60 e esse é só um dos momentos de sua consistente carreira. Gil é um artista que procura sempre incorporar novos elementos à sua musicalidade, conseguindo um resultado muito bom, como poucos, fundindo e reinventando influências sem nunca perder a "cara" de Brasil de suas obras.

Na década de 80 trabalhou com artistas envolvidos com o reggae, como o também jamaicano Jimmy Cliff, ajudando a firmar ainda mais a influência desse ritmo em sua música e na música brasileira de uma forma geral.

Um de seus sonhos era gravar um disco com músicas de Bob Marley - e ele o fez: um show realizado em São Paulo e posteriormente lançado em CD e DVD com o título Kaya n´gan Daya (um trocadilho criado a partir do título de uma canção de Marley, "Kaya") no ano de 2002. E aqui que temos a versão de Gil para Three Little Birds, a qual acrescenta instrumentos como acordeão e triângulo, a transformando em um reggae forró muito gostoso de se ouvir. O clipe é uma historinha que se passa no sertão nordestino, com participação de Gil e Marley, animação muito elogiada à época de seu lançamento.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. eu tb não sou fã de reggae, conheço pouco, mas gosto dessa e de algumas do Bob.
    Ah, era tão fofo o Will Smith cantar essa música pra Sam...

    ResponderExcluir