0160 - Pale Blue Eyes - Marisa Monte [1994]

The Velvet Underground é considerada uma das mais influentes bandas dos anos 60 e 70. Formada em Nova York no ano de 1965, contou com o apoio do artista Andy Warhol e gravou cinco discos até o ano de 1973.

Seus primeiros álbuns não obtiveram sucesso comercialmente falando, por serem muito experimentais e com temática... underground. Entretanto, muitos artistas e bandas foram influenciados pelo Velvet, entre eles David Bowie, Depeche Mode, Joy Division, Sonic Youth, Nirvana, Radiohead e Strokes.

O terceiro álbum da banda, intitulado simplesmente The Velvet Underground e lançado no início de 1969 tem canções mais introspectivas e acústicas, com influência do folk - características presentes também na posterior carreira solo de Lou Reed. É nesse disco que está a canção Pale Blue Eyes, que Reed escreveu inspirado em Shelly Albin, sua musa de olhos azuis.


Linda canção, né? Aqui um vídeo mais recente com o Lou Reed.


Meio mundo já regravou essa música. Mas escolhi para essa postagem uma versão que talvez nem todos conheçam.

Marisa Monte, nascida no Rio de Janeiro em 1967 já foi considerada pela revista Rolling Stone como a melhor cantora brasileira depois de Elis Regina. Dois de seus discos estão entre os 100 melhores discos da música brasileira, em lista feita pela mesma Rolling Stone. Marisa ficou conhecida quando do lançamento de seu primeiro disco, MM em 1987, que teve a faixa Bem Que Se Quis como trilha sonora de novela. Bem, sua versão de Pale Blue Eyes está em seu terceiro disco, Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão (ou simplesmente Cor-de-Rosa e Carvão) lançado em 1994, seu disco com maior vendagem até hoje.

Fica a dica pra quem nunca se dispôs a ouvir Marisa Monte - antes de ela se tornar uma chata tribalista, fez esse disco inspirado e gostoso de ouvir. Um de seus bons momentos é justamente Pale Blue Eyes.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Ficou gostisinha esta versão, com cara "brasileira". Já tinha ouvido algumas faixas de Cor de Rosa e Carvão. A faixa deste disco que mais gosto é Balança Pema...Não sabia que tinha uma cover de Velvet no meio...

    ResponderExcluir
  2. Existem covers muito boas de músicas do Velvet. Gosto muito da versão de Sunday Morning que a banda brasiliense Mata Hari fez, nos anos 90. Além de ser uma raridade, já que só foi lançada originalmente em fita cassete.

    Se você quiser ouvir, a música está disponível neste blog: http://www.cult22.com/blog/mp3/cult-cover-demo-1993/

    Fica como sugestão pro blog!

    ResponderExcluir