Cover Records - Música de Brinquedo - Pato Fu [2010]

Segundo informações do blog da nossa caríssima Fernanda Takai, já está em pré-venda o novo álbum da banda Pato Fu, Música de Brinquedo. E claro, a informação mais gostosinha para nós: é um álbum de covers!

Contudo, não se tratam de covers, digamos, "para adultos". A banda teve uma sacada muito boa. Em vez de investir no que poderíamos chamar de modelo convencional de se produzir música, eles resolveram produzir e executar as covers com instrumentos "de mentirinha", brinquedos musicais para crianças, além da participação dos próprios "baixinhos" na gravação das canções.

Aqui alguns trechos retirados do site da banda onde John Ulhoa fala sobre a idéia, o projeto e o processo de gravação do álbum:

"Quase todos nós – e os amigos próximos – viramos papais e mamães nos últimos anos. A temática infantil passou a nos comover. Ao mesmo tempo, sentimos que seríamos capazes de fazer algo para pais e filhos que tivesse uma das características que mais gostamos na música: terem duas (ou mais) camadas de entendimento, um “Muppet Show” de carne, osso e música, diversão para os adultos, sem aborrecimento pros pequenos, e vice-versa.

(...)

Um projeto como esse é mais complicado que um disco comum. A começar pelos próprios instrumentos. Não só são mais difíceis de se tocar, mas também de se encontrar. Nem todos os instrumentos de brinquedo são “tocáveis” e separar as tranqueiras das verdadeiras jóias é uma empreitada e tanto. Bastante pesquisa foi feita em lojas, oficinas artesanais e sites. Eu, por exemplo, em qualquer viagem que fiz nesse período, voltava com a mala cheia de cornetas de plástico, tecladinhos eletrônicos baratos e qualquer tipo de traquitana que pudesse fazer um som e tivesse um apelo infantil.

(...)

O disco foi todo gravado com instrumentos de brinquedo ou miniaturas. Também foram utilizados instrumentos ligados à musicalização infantil como flauta, xilofone, kalimba e escaleta. Um cavaquinho foi usado como violão folk e também como baixo. O piano de brinquedo, o glockenspiel de latão e o kazoo de plástico foram os reis do pedaço. Um tecladinho-calculadora Casio VL1 fez a alegria das crianças na faixa dos 40 aqui. Qualquer brinquedo valeu, seja de madeira, pelúcia ou eletrônico. Em uma outra ou outra raríssima ocasião, sampleamos o brinquedo para que fosse mais fácil (na verdade o certo seria dizer “possivel”) tocá-lo com alguma eficiência. E chegamos ao ponto de usar um reverb de mola de brinquedo para processar alguns sons. Tudo está gravado com suas imperfeições, afinação duvidosa e barulho de articulação de peças móveis. Se você prestar atenção – como um adulto – vai perceber. Ou apenas se divirta – como uma criança."

Segue o tracklist do álbum:

01 – Primavera (Vai Chuva) (Cassiano / Sílvio Rochael)
02 – Sonífera Ilha (Branco Mello / Marcelo Fromer / Toni Bellotto / Ciro Pessoa / Carlos Barmak)
03 – Rock And Roll Lullaby (Cynthia Weil / Barry Mann)
04 – Frevo Mulher (Zé Ramalho)
05 – Ovelha Negra (Rita Lee)
06 – Todos Estão Surdos (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
07 - Live And Let Die (Paul McCartney / Linda McCartney)
08 – Pelo Interfone (Ritchie / Bernardo Vilhena)
09 – Twiggy Twiggy (Lalo Schifrin / Hal David / Burt Bacharach / Morton Stevens / Nanako Sato)
10 – My Girl (Smokey Robinson / Ronald White)
11 – Ska (Herbert Vianna)
12 – Love Me Tender (Elvis Presley / Vera Matson)


Gostei do repertório, bem eclético. No site da banda é possível conferir dois vídeos, das canções Primavera e Live and Let Die, de Sir Paul McCartney. Essa última fica de registro aqui, mostrando e constatando que não há limites para a criatividade humana em take a good song and make it better.


A quem se interessar: link para donwload completo de Música de Brinquedo

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Gostei dessa música e estou ansiosa por esse disco. O pessoal do Pato Fu sempre foi muito criativo e provou que tem bom gosto também.
    A parte das criancinhas cantando lembrou bastante Muppets mesmo rs

    ResponderExcluir