0162 - Vinte E Poucos Anos - Raimundos [2000]

As gerações mais novas (o pessoal de 15 anos para menos) deve conhecer o Fábio Jr. como o pai do Fiuk (protagonista da novelinha adolescente Malhação e - é o que dizem - cantor) e da Cléo Pires (capa da Playboy de agosto e - é o que dizem - atriz). Mas o quase sexagenário Fábio Correa Ayrosa Galvão já fez muita mãe, tia e avó suspirarem por sua beleza, músicas e atuações em telenovelas. Aliás, para quem não sabe, ele até já foi dirigido por Cacá Diegues em Bye Bye Brasil (1979), filme nacional que também conta com José Wilker e Betty Faria no elenco.

Mesmo que esse artista não esteja entre os meus favoritos, reconheço que tem muitas composições boas, escritas não apenas para fingir ter algo a dizer. E este é justamente o caso de Vinte E Poucos Anos. De sua grande discografia (lançou 46 álbuns, entre trabalhos de inéditas, gravações ao vivo, coletâneas e compactos), Vinte E Poucos Anos aparece em Fábio Jr., de 1979 (adendo: o cantor paulistano lançou sete álbuns conhecidos apenas como Fábio Jr.).


Se Fábio Jr. é sinônimo de música romântica, os Raimundos estão muito mais pro hardcore. Formado em 1987 na capital do País, Brasília, o grupo atingiu o auge da fama em 1999 com o lançamento de Só No Forévis, que vendeu 850 mil cópias. Quem nunca tinha ouvido falar na banda foi obrigado a ouvir incessantemente suas músicas, seja na parada de videoclipes da MTV ou em qualquer rádio que fosse sintonizada. Não existia um adolescente antenado que não soubesse de cor, tamanha a repercussão e o sucesso do grupo.

O trabalho seguinte dos Raimundos, o duplo MTV Ao Vivo, marca a despedida do vocalista Rodolfo Abrantes (depois dos Raimundos ele esteve brevemente à frente do Rodox e hoje se dedica à música gospel). É nesse álbum ao vivo que podemos conferir a enérgica cover dos Raimundos para Vinte E Poucos Anos. Com uma levada punk, a cover desobscureceu a música de Fábio Jr. para os mais jovens (eu mesma fiquei surpresa, na época, quando soube se tratar de uma canção original do Fábio Jr.) e ainda foi tema de abertura do programa 20 e Poucos Anos, da MTV.

Anômima

2 comentários:

Comente aqui!!!