0165 - Ray Of Light - Snow Patrol [2009]

Um dia desses resolvi baixar o álbum Ray Of Light da Madonna; já tinha ouvido em algum lugar e fiquei com uma boa impressão sobre ele - e como sempre vejo o pessoal falando bem, decidi prestar atenção nele. Outro motivo pra escutá-lo foi saber que foi produzido por William Orbit, que também é o responsável pela produção e toda a barulheira sensorial do 13, do Blur. Gostei do disco, mais da primeira metade dele, mas enfim, vamos ao que interessa.

Ray Of Light é o sétimo álbum de estúdio lançado por Madonna, em 1998. É considerado precursor de uma nova fase na carreira da cantora, quando ela se converteu à Cabala e passou a praticar Mahatma Yoga. O disco foi muito elogiado pela crítica e público, muito pela qualidade da voz de Madonna - aperfeiçoada depois das aulas de canto como preparação para o filme Evita (1996).

A faixa título Ray Of Light foi o segundo single a ser lançado, em maio de 1998. A canção foi baseada em Sepheryn (e eu a encontrei no youtube pra comparar) gravado pela dupla de rock psicodélico Curtis & Muldoon em 1971. William Orbit quis fazer uma nova versão para a música, que a princípio seria gravada por sua amiga Christine Leach. Depois de mostrá-la a Madonna, essa decidiu gravá-la, mudando algumas coisas na letra. A música foi então creditada como de autoria de Madonna, William Orbit, Clive Muldoon, Dave Curtiss e Christine Leach. Foi indicada a três Grammys e vários outros prêmios naquele ano, e perdeu o título de música do ano para My heart will go on, de Celine Dion (sacanagem). Mas entrou na Billboard Hot 100 no número 5. O videoclipe venceu 5 prêmios no MTV Video Music Awards.


Ray Of Light foi gravada pela banda escocesa Snow Patrol (que já apareceu aqui no blog) no programa Live Lounge BBC da Radio 1, no ano passado. Gostei da versão. Por ser acústica e por Gary Lightbody ter conseguido moldá-la ao seu jeito de cantar, poderia passar por uma canção própria da discografia do grupo, ali em algum lugar no tracklist de Eyes Open.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Oi...gostei da cover Cris...
    Sabes, não sei porque mas suas figs que coloca no post ficam depois com o link quebrado.
    Estranho isto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Coloquei a foto de novo, vamos ver se agora fica. ;)

    ResponderExcluir
  3. uau! adorei!!! amo snow patrol e ficou muito melhor na voz do gary rs

    ResponderExcluir