0169 - Young Folks - Dawn Landes & The WST Band [2007]

Assobios, batida forte, baixo marcante e vocais masculino e feminino em harmonia. Esses são os principais ingredientes que fizeram de Young Folks um dos maiores sucessos de 2006/2007. Formado por Peter Morén (vocais, guitarra e gaita), Björn Yttling (baixo, teclado, vocais) e John Eriksson (bateria e vocais) em 1999 na capital sueca Estocolmo, o trio Peter Bjorn and John lançou Young Folks em seu terceiro álbum, Writer's Block, e convidou a vocalista do The Concretes (outra banda da Suécia), Victoria Bergsman, para participar da música com sua voz suave.

Young Folks fez sucesso nas pistas, nas rádios e nas trilhas sonoras. No Brasil, por exemplo, a novela A Favorita (2008) colocou a canção em sua trilha internacional, assim como os filmes Quebrando a Banca e High School Band, além das séries Californication, Parenthood, Grey's Anatomy, Gossip Girl e outras. Só de direitos autorais, o Peter Bjorn and John deve ter conseguido uma boa grana.


A milhas de distância da Suécia, a norte-americana Dawn Landes resolveu fazer uma versão com cara de música tradicional do Kentucky (estado onde a artista nasceu, conhecido como Bluegrass State - ou Estado do Bluegrass). Com o apoio musical do The WST Band, nasceu essa ótima cover que, ao contrário da maioria das músicas comentadas no 1001 Covers, que modernizam as canções originais, torna uma música moderna como Young Folks em algo que remete ao longínquo interior dos Estados Unidos. Destaque para a gaita e o violino, que substituem o som dos assobios.

Engana-se quem pensa em Dawn Landes como uma novata na carreira musical. A moça já foi engenheira de som em um estúdio nova-iorquino e também no estúdio de gravação do renomado compositor Philip Glass. Com quatro álbuns lançados, a cantora é casada com outro artista folk contemporâneo, Josh Ritter.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Muito interessante essa versão, gostei da voz dela.
    Baixei a um tempo esse disco do Peter, Bjorn and John só por conta dessa música - mas o disco é bom. O problema é o assobio que não sai nunca mais da cabeça.

    ResponderExcluir
  2. nooossa! ficou muito bonanza a música rsrs muito legal a versão dela! da dona ritter rs estou vendo se acho cds dele por aqui pra te falar rs, fui na hmv mais de bairro, deixa eu ir na do centro rs

    ResponderExcluir
  3. A versão ficou ótima mesmo, até porque se livrou daquele assobiozinho irritante, que acabou tornando a versão original enjoativa.

    ResponderExcluir