0171 - Shipbuilding - Suede [1995]

O jornal Financial Times noticiou nesta última terça-feira (14/09/2010) que o Brasil fechará um acordo na área de defesa com o governo do Reino Unido, onde é esperada a assinatura para um contrato bilionário de fornecimento de navios para a Marinha Brasileira. O acordo inicialmente prevê a fabricação de 6 navios-patrulha e de 6 fragatas, podendo chegar a cifras de 2,9 bilhões de libras esterlinas (ou 4,5 bilhões de dólares americanos)...

Uma notícia como esta me faz pensar se o Governo Lula não poderia gastar toda esta fortuna em questões mais prioritárias para o país como educação, saneamento básico ou saúde... Esta notícia também me fez lembrar de Shipbuilding, uma das mais bonita canção de protesto dos anos 80 em minha opinião, escrita por Elvis Costello em parceria com o produtor musical Clive Langer.

Quando Costello escreveu Shipbuilding (em português, "Fabricantes de Navios"), o governo britânico liderado pela Dama de Ferro, Margaret Thatcher, havia declarado guerra contra a Argentina pela disputa da soberania sobre as Ilhas Malvinas. Shipbuilding fala sobre a contradição da guerra, que trouxe de volta a prosperidade para a população de regiões tradicionais na construção naval da Inglaterra - como a região de Merseyside - ao mesmo tempo que jovens ingleses eram mandados para combate, donde potencialmente poderiam acabar perdendo suas vidas.

Elvis Costello e Clive Langer escreveram a canção inicialmente para o cantor/compositor Robert Wyatt, que então estava seguindo com sua carreira solo após sua jornada com o Soft Machine. Wyatt a lançou num single em 1982 através do selo Rough Trade, alcançando a 36º posição nas paradas de sucesso da Grã Bretanha.

Costello só gravou esta canção em 1983, lançando-a no disco Punch The Clock. Sua interpretação possui uma levada fincada no jazz, com arranjos bem trabalhados, dando um ar tristeza para a música. Uma curiosidade sobre esta versão, é que Costello convidou o lendário Chet Baker para tocar o solo trompete, sendo este um dos últimos registros em estúdio do lendário trompetista. Baker morreria em 1988, vítima do seu vício em heroína e outras drogas...


Vários artistas gravaram covers de Shipbuilding, entre eles o guitarrista do Blur, Graham Coxon, e o grupo vocal Swan Arcade. Mas a versão que mais aprecio foi gravada pela banda Suede em 1995, para o álbum Help, o primeiro álbum organizado pela ONG War Child para arrecadar fundos para as crianças vítimas da Guerra da Bósnia Herzegovina.

Quando o Suede gravou Shipbuilding, a banda de Brett Anderson vivia o seu ápice criativo com o lançamento do álbum Dog Man Star, contribuindo na qualidade dos arranjos empregado na gravação da cover. Além disto, naquela época o Suede contava ainda com o excelente guitarrista Bernard Buttler – que neste vídeo promocional da cover de Shipbuilding aparece ao piano.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.