0170 - Video Killed The Radio Star - The Presidents Of The United States [1995]

A música em destaque foi gravada em 1979 pela banda britânica de "sintético-pop/new have" The Buggles que é conhecida como mais uma "one hit wonder" inglesa.

O video tornou-se histórico ao ser o primeiro videoclipe apresentado na MTV americana, ou seja, ele inaugurou o canal de música - na época era de música... - 1981. Afinal, a letra fala de um cantor que sente saudades da era de ouro do rádio e fala de como a TV acabou com todo esse "glamour". Os americanos, nada bobos, resolveram usar a música como ironia na inauguração da TV.

Ser a música de abertura da MTV contribuiu para que a música retornasse as paradas e alcançasse boas posições pelo mundo.


Apesar dos Buggles ser sempre o mais lembrado como o primeiro artista a fazer sucesso com esta canção, devemos dar os crédito aos autores originais da canção,  Trevor Horn, Geoff Downes e Bruce Woolley. Este último foi quem lançou esta música primeira vez para o mundo, em 1979 no disco English Garden com sua banda Bruce Woolley And The Camera Club, que contava com também Matthew Seligman no baixo, Rod Johnson na bateria, Dave Birch na guitarra, e Thomas Dolby nos teclados. Confira aqui a música original:


A música ficou tão famosa que tem várias versões (até meu próximo Trash Cover será de um cover dessa música rs) de Robbie Williams a Ben Folds, mas... destaco a versão de uma banda que ainda não havia aparecido por aqui: The Presidents Of The United States.

A banda americana, um trio de Seatle, lançou seu primeiro álbum em 1993, no auge do grunge - que se originou na cidade deles. Só que os caras tinham uma proposta diferente do momento, iam talvez na contramão com seu rock divertido (se você não os conhece, procure por Peaches ou Lump os grandes sucessos da banda). Os caras queriam muito mais debochar do estilo americano de vida ao falar que os pêssegos "nascem" num fábrica no centro da cidade em vêm em latas para chegarem aos lares americanos; ou se apresentarem sempre com ternos, como se fossem mesmo presidentes.

E mesmo tentando ser uma banda debochada não deixaram de ser alvo Weird Al Yankovic... que ainda não apareceu nesse blog, que vergonha (rs). A versão cover aparece no filme Afinado No Amor, como vocês verão nas cenas do video, eu mesma fui procurar qual era o filme porque não assisto comédia romântica, muito difícil, mas reconheci a Drew Barrymore e Adam Sandler.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Poxa Rê, estava esperando fazer um Cover vs. Cover dessa música. A outra versão é do Ben Folds Five (claro!). Mas um dia publico ela no Top Covers :)

    ResponderExcluir
  2. Sempre pensei q a versão original do Buggles fosse da década de 80. Não sabia que essa música é mais velha do q eu hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Lu, faz cover vs covers do ben folds e o robbie williams... o meu trash não tem como estar na disputa rs

    regina

    ResponderExcluir
  4. Cá punha esta musica e um espetaculo digo eu e ate ficou ourado .
    A musica e muito pega

    ResponderExcluir