0174 - Admirável Gado Novo - Cássia Eller [1997]

Zé Ramalho não está no rol dos meus cantores preferidos. Para ser sincera, não gosto do jeito que ele canta, às vezes parecendo estar falando, e a voz bastante áspera. Entretanto, admiro as composições do artista nascido em Brejo da Cruz (Paraíba), em 1949. Suas músicas de apelo popular entraram em trilhas de telenovelas globais que marcaram a época, como Roque Santeiro, Pedra Sobre Pedra e O Rei do Gado.

Mas Zé Ramalho também se rendeu ao rock e aos álbuns tributos, no qual gravou repertório de Raul Seixas (2001), Luiz Gonzaga (2009), Jackson do Pandeiro (2010) e até mesmo Bob Dylan (2008). Quem não se lembra do verso "Bate! Bate! Bate! Na porta do céu!", presente na sua versão em português de Knockin' On Heaven's Door?

E para quem acompanhou, ainda que de relance, a já citada novela O Rei do Gado (1996-97), uma pergunta: lembra-se do tema de abertura? Ou a música Admirável Gado Novo ganhou um espaço mais privilegiado na sua memória? Pois é, a canção de Zé Ramalho marcou tanto que quando ouço o nome do cantor, instantaneamente lembro dela. Apesar do grande sucesso suscitado pela novela, a música foi lançada originalmente em 1980 no segundo álbum do artista, A Peleja do Diabo com o Dono do Céu.


A cover de Cássia Eller para Admirável Gado Novo foi "descoberta" ao acaso, enquanto eu sintonizava a Eldorado FM e ajeitava meus headphones.

Assim como Zé Ramalho, ela também não é uma de minhas artistas favoritas, mas reconheço a força de sua voz ao interpretar músicas com bastante emoção. Claro, é o caso da canção deste post, lançada no álbum de compilações Música Urbana (1997), junto com composições de outros músicos de peso, como Cazuza, Renato Russo, Herbert Vianna, Caetano Veloso, entre outros.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. pessoal! parabéns! covers inspiradíssimas! essa é muuuito boa! a original já é ótima! espero voltar a escrever logo, espero q semana que vem minha vida tomo definitivamente um rumo pra voltar a escrever com tranquilidade!
    beijos!

    ResponderExcluir