0177 - Jealous Guy - Roxy Music [1981]

Hoje, 9 de outubro, o mundo todo está prestando suas homenagens a John Lennon: seria seu 70 aniversário. Essa postagem é uma pequena homenagem também - John Lennon já apareceu outras vezes por aqui, mas a canção de hoje é uma das suas mais regravadas ever.

Jealous Guy apareceu no álbum Imagine em 1971. No entanto, a composição remonta aos tempos dos Beatles, mais precisamente à época do retiro espiritual da banda com o Maharishi Mahesh Yogi. Uma das palestras do mestre a respeito do "filho da mãe natureza" inspirou tanto Paul quanto John: Paul compôs Mother Nature´s Son, que foi depois selecionada para entrar no White Album (1968), enquanto a canção de Lennon intitulada Child Of Nature ficou só na versão demo que veio a público posteriormente.

Depois de muito tempo é que a letra foi rearranjada no que conhecemos e a canção ganhou o nome de Jealous Guy. A gravação conta com a participação de Klaus Voormann no baixo, um amigo de Lennon dos tempos das primeiras apresentações dos Beatles em Hamburgo.


*lagriminhas*

O Roxy Music, banda de art rock e glam rock formada nos anos 1970 no Reino Unido, contava com Bryan Ferry e Brian Eno em sua formação original - ambos tiveram sucesso também em suas carreiras solo. É considerada precursora e modelo para as bandas da chamada new wave.

Depois da morte de Lennon, a banda passou a incluir o cover de Jealous Guy no repertório da turnê que apresentava então. A versão foi lançada em single em fevereiro de 1981 com o subtítulo "A tribute" e foi o único hit da banda a alcançar o número 1 nas paradas. O lado B do single, To Turn You On apareceu no oitavo (e último) álbum de estúdio da banda, Avalon, no ano seguinte.

Escolhi o vídeo da banda ao vivo, menos afetação do que no vídeo oficial do single (veja aqui). Acho que fizeram uma boa versão, adaptada ao estilo do Roxy Music, claro, mais melosa romântica que a canção original, que era mais melancólica e contava com arranjo mais singelo. Fica o mérito da homenagem ao nosso querido John.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.