0178 - Proud Mary - Solomon Burke [1969]

Domingo passado assisti pelo canal Multishow a apresentação (parafraseando Marcelo Tas) da docinho de côco, da princesa da soul music dos dias atuais, Joss Stone – naquela enorme maratona musical (e porque não dizer sustentável também) que acontece (onde tudo é grandioso) em Itú, o Festival SWU.

Em um determinado momento do show, Joss dedicou uma das canções de seu setlist para Solomon Burke, lendário cantor de soul, rhythm & blues e gospel music norte americana dizendo que ele havia falecido na semana passada, para minha surpresa. Logo em seguida, tive que entrar na internet para pesquisar mais a respeito do noticiado...

Acho que meu primeiro contato inusitado com a música de Solomon Burke foi através do filme Os Irmãos Caras De Pau (ou em inglês, The Blues Brothers) estrelado pela dupla John Belushi e Dan Aykroyd. No filme, os irmãos Jake (Belushi) e Elwood (Aykroyd) cantam um dos grandes sucessos da carreira da Solomon Burke, a canção Everybody Needs Somebody To Love.

Assim como outros tantos sucessos de Burke, Everybody Needs Somebody To Love foi regravada por in̼meros artistas, entre eles os Rolling Stones e os pioneiros do garage rock, a banda The 13th Floor Elevators. Entretanto, como no filme Jake e Elwood cantavam essa m̼sica em homenagem a Wilson Pickett Рoutra lenda da soul music norte-americana Рeu sempre achei que Everybody Needs Somebody To Love fosse de autoria de Pickett...

Meu segundo contato inusitado com a música de Solomon Burke se deu no ano passado, quando comecei a elencar e escrever resenhas sobre o que eu considero, em minha humilde opinião, os 100 melhores discos da década passada – um trabalho incompleto que, um dia quem sabe, terminarei (rs). Pesquisei em listas e baixei muitos torrents de muitos discos bacanas. Muitos destes passaram despercebidos por mim no ano de seu lançamento. Entre eles, o excelente Don’t Give Up On Me lançado em 2002 gravado pelo próprio Burke. Joe Henry, produtor do disco, conseguiu angariar canções escritas por gente como Tom Waits, Van Morrison, Brian Wilson, Elvis Costello, Nick Lowe e Bob Dylan – algumas delas feitas especialmente para o disco – onde Burke conseguiu magistralmente imprimir seu estilo com sua marcante voz. O resultado de tal combinação é excelente. Don’t Give Up On Me acabou ganhador do Grammy de Melhor Disco Blues de 2002 e apareceu nas listas de melhores discos do ano de diversas publicações especializadas.

Particularmente, acabei gostando tanto desse disco que foi inevitável correr atrás de mais informações sobre a carreira de Solomon Burke. Foi assim que descobri que estava totalmente equivocado quanto a autoria da canção interpretada pelos Blues Brothers...

E foi assim que descobri que Burke gravou uma cover para a famosa can̤̣o Proud Mary da banda Creedence Clearwater Revival, em 1969 Рno mesmo ano em que a can̤̣o foi lan̤ada originalmente pela banda de John Forgetty, alcan̤ando o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos EUA.


Quase sempre Solomon Burke emprestou seu talento como compositor para outros artistas. No entanto, com a cover de Proud Mary, Solomon Burke pode usufruir do sucesso versando toda sua alma carregada de soul e de blues sobre uma composição não autoral. Com sua poderosa voz e espírito radiante, Burke sempre contagiava suas platéias, como podemos conferir no video a seguir:


Mas infelizmente, em 09 de Outubro de 2010, Solomon Burke faleceu dentro de um avião no aeroporto em Amsterdã, Holanda, onde faria um show com lotação esgotada.

Burke, que completou 70 anos em Março de 2010 (mesma idade que completaria John Lennon se estivesse vivo), já havia lançando dois álbuns neste ano: Hold On Tight e Nothing's Impossible. Em 29 de Julho passado, acompanhado de Joss Stone, Solomon Burke se apresentou no Festival Cooljazz em Portugal, tendo deixado a plateia em delírio com este medley...


Com certeza o Rei do Rock’n’Soul (como ficou conhecido Solomon Burke) terminou sua carreira em ótima fase e já está deixando saudades.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.