0180 - My Generation - Oasis [2002]

Uma das maiores bandas formadas nos anos 60, The Who é sinônimo de rebeldia e de quebra-quebra de instrumentos musicais no palco. A importância do grupo é tão grande que, para a revista Rolling Stone, The Who completa com The Beatles e The Rolling Stones a Santíssima Trindade do rock britânico. Originária de Londres, a banda teve na sua formação lendária Roger Daltrey (vocal), Pete Townsend (guitarra), Keith Moon (bateria) e John Entwistle(baixo). E foi com esses músicos que The Who gravou My Generation, uma espécie de hino da geração Woodstock - embora ela tenha sido lançada no final de 1965, enquanto o famoso festival aconteceu no verão de 1969.

Dos quatro integrantes originais, Keith Moon foi o que fez jus ao verso "I hope I die before I get old", de My Generation: o músico morreu aos 32 anos em decorrência de uma overdose de medicamentos que tomava para tratar o alcoolismo. Já o baixista John Entwistle faleceu em 2002 também por causa de uma overdose, porém de cocaína, que provocou um ataque do coração. Ele estava com 57 anos...


Três décadas mais jovem que The Who, o Oasis também ganhou fama graças à rebeldia indomável do vocalista Liam Gallagher - e às brigas épicas com o irmão Noel (e quem mais estivesse em seu caminho), que culminaram no fim da banda em 2009. Disputas de ego e Wonderwall à parte, o Oasis conquistou uma posição privilegiada no britpop também por conta das ótimas composições de seu líder-guitarrista, que, entre um plagiozinho e outro, compôs muitas músicas inesquecíveis e marcou a adolescência de muita gente.

A cover de My Generation aparece no lado B de Little By Little/She Is Love (2002), mas a banda de Manchester também incluiu a música no setlist de seus shows - mais precisamente no encerramento das apresentações. O atual baterista do The Who, Zak Starkey (é, o filho de Ringo Starr), gravou músicas em estúdio com o Oasis e participou dos shows da turnê de Don't Believe The Truth. Como ele teve lições de bateria com o próprio Keith Moon - seu padrinho -, deve ter achado uma moleza tocar My Generation com a banda dos irmãos Gallagher.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. showzão esse do oasis, aí do video, diferente do q eu vi em 2009 rs

    ResponderExcluir
  2. Em 2009 o Oasis tava acabando...
    Será que o Noel volta em carreira solo?

    ResponderExcluir
  3. Gosto demais desse cover, aliás como Oasis não cansa de ser bom, tudo que tocam ou fizeram soa excessivamente bem...

    fica parecendo que até se quisessem tocar o rebolation, ia soar bem hahaha

    ResponderExcluir