0182 - A Whiter Shade Of Pale - Annie Lennox [1995]

Lembrei dessa cover assistindo à 6a temporada da série House...

Wilson dá de presente pra House um órgão (o instrumento musical) e House começa a tocar essa música, a cena está aqui. Depois começa a rolar a música original de fundo e fiquei pensando... quem é que toca essa música? Não sei que banda é essa...

Claro, fui pesquisar e descobrir se tratar de Procol Harum, banda britânica, de Essex, que gravou em 1967 esta canção. O primeiro nome da banda era The Paramounts, depois, em 1967, foi mudado para Procol Harum é realmente estranho esse nome e trata-se de latim, além dessas coisas, era o nome do gato do empresário da banda. Segundo o nerd da Wikipédia, eles traduzem dessa forma o nome da banda, mas em latim estaria errado... desculpem, leiam isso no site porque eu reprovei duas vezes em Latim e depois fiz com o professor que passava todo mundo pra me livar dessa chatice e um cara que dá essas informações precisas, pra mim, só pode ser um chato (rs.).

A banda é considerada uma das precursoras do rock progressivo, uma das primeiras também por usar influências de música clássica em seus álbuns.

A Whiter Shade Of Pale é exatamente do primeiro disco da banda e tem influências da música Barroca, mais exatamente de Sebastian Bach, souberam muito bem como deixar a música clássica bem popular nesta canção. Percebe-se isso logo na introdução da música.


O Procol Harum parou as atividades em 1977, mas voltou em 1991 com nova formação e se apresenta até hoje. E qual será a música que todo mundo sempre pede?

A escocesa Annie Lennox tornou-se conhecida no mundo todo a partir de 1980 fazendo dupla com David Stewart no Eurythmics. Banda de grande sucesso naquela década, mas Lennox desde criança sempre esteve ligada à música, começou a ter aulas de piano aos 7 anos. Ganhou concursos de música e uma bolsa para estudar música na Royal Academy Of Music.

Na Royal teve altos e baixos e se sentia infeliz no curso e não conseguia se manter só de música, o que a desmotivou e a fez trabalhar de garçonete e vendedora de loja, mas ela continuou ligada à música e participou de outras duas bandas antes de formar o Eurythmics.

Com o final da banda em 1990, Annie aparece em carreira solo em 1992 com o disco Diva. A Whiter Shade Of Pale foi gravada para o álbum Medusa de 1995. Neste trabalho, Annie só gravou músicas covers, mas com um porém: só música que eram cantadas originalmente por homens.

Menina Enciclopédia

3 comentários:

  1. Esta versão da Annie está boa. Mas eu gosto mais da versão do Johnny Rivers...tenho até uma coletânea dele que tem esta canção!

    ResponderExcluir
  2. Para mim, simplesmente a MELHOR música, jamais composta.Como sou fã de música instrumental, a minha versão preferida, é a do organista brasileiro, Lafayette.

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!