0182 - A Whiter Shade Of Pale - Annie Lennox [1995]


Lembrei dessa cover assistindo à 6a temporada da série House...

Wilson dá de presente pra House um órgão (o instrumento musical) e House começa a tocar essa música, a cena está aqui. Depois começa a rolar a música original de fundo e fiquei pensando... quem é que toca essa música? Não sei que banda é essa...

Claro, fui pesquisar e descobrir se tratar de Procol Harum, banda britânica, de Essex, que gravou em 1967 esta canção. O primeiro nome da banda era The Paramounts, depois, em 1967, foi mudado para Procol Harum é realmente estranho esse nome e trata-se de latim, além dessas coisas, era o nome do gato do empresário da banda. Segundo o nerd da Wikipédia, eles traduzem dessa forma o nome da banda, mas em latim estaria errado... desculpem, leiam isso no site porque eu reprovei duas vezes em Latim e depois fiz com o professor que passava todo mundo pra me livar dessa chatice e um cara que dá essas informações precisas, pra mim, só pode ser um chato (rs.).

A banda é considerada uma das precursoras do rock progressivo, uma das primeiras também por usar influências de música clássica em seus álbuns.

A Whiter Shade Of Pale é exatamente do primeiro disco da banda e tem influências da música Barroca, mais exatamente de Sebastian Bach, souberam muito bem como deixar a música clássica bem popular nesta canção. Percebe-se isso logo na introdução da música.


O Procol Harum parou as atividades em 1977, mas voltou em 1991 com nova formação e se apresenta até hoje. E qual será a música que todo mundo sempre pede?


A escocesa Annie Lennox tornou-se conhecida no mundo todo a partir de 1980 fazendo dupla com David Stewart no Eurythmics. Banda de grande sucesso naquela década, mas Lennox desde criança sempre esteve ligada à música, começou a ter aulas de piano aos 7 anos. Ganhou concursos de música e uma bolsa para estudar música na Royal Academy Of Music.

Na Royal teve altos e baixos e se sentia infeliz no curso e não conseguia se manter só de música, o que a desmotivou e a fez trabalhar de garçonete e vendedora de loja, mas ela continuou ligada à música e participou de outras duas bandas antes de formar o Eurythmics.

Com o final da banda em 1990, Annie aparece em carreira solo em 1992 com o disco Diva. A Whiter Shade Of Pale foi gravada para o álbum Medusa de 1995. Neste trabalho, Annie só gravou músicas covers, mas com um porém: só música que eram cantadas originalmente por homens.

Postar um comentário

6 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Esta versão da Annie está boa. Mas eu gosto mais da versão do Johnny Rivers...tenho até uma coletânea dele que tem esta canção!

    ResponderExcluir
  2. Para mim, simplesmente a MELHOR música, jamais composta.Como sou fã de música instrumental, a minha versão preferida, é a do organista brasileiro, Lafayette.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de baixar vários covers A Whiter Shade Of Pale
    com diferentes intérpretes !!!
    em que blog ?
    onde consigo ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Tiburtino Lacerda, um sujeito sem jeito limitadíssimo, respeitando sua mentalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, lhe enviaremos uma resposta por e-mail. Obrigado pelo comentário!

      Excluir