0195 - Don't Let Me Be Misunderstood - Santa Esmeralda [1977]

Don't Let Me Be Misunderstood foi gravada pela pianista e cantora (blues/soul/jazz/funk) Nina Simone (1993-2003), aparecendo no álbum Broadway-Blues-Ballads em 1964. A canção foi lançada em single, mas não obteve sucesso o suficiente para figurar em listas das mais tocadas. De qualquer maneira, figura no #315 das 500 Maiores Canções de Todos os Tempos da Rolling Stone.

Para alguns, a canção remete ao Movimento pelos Direitos Civis, no qual Nina estava envolvida, para outros, é só (mais uma) uma canção de amor. O que vocês acham?


A música ganhou uma nova versão pelo grupo britânico The Animals(blues/rock/soul/R&B) em 1965, em single e na versão americana do álbum Animal Tracks. Aqui o andamento é acelerado um pouco em comparação com a gravação de Nina e ganha riffs característicos de guitarra e órgão. Bem marcante, diga-se de passagem.


Eis que em 1977, auge da era disco, o grupo Santa Esmeralda (disco music/pop latino), criado pelo cantor e saxofonista americano Leroy Gomez (e suas bailarinas) lança o cover mais conhecido de Don't Let Me Be Misunderstood. Essa versão toma por base a gravação do The Animals, adicionando elementos de disco, salsa e flamenco. Primeiramente, com uma duração de 16 minutos (!) e ocupando um lado todo do álbum homônimo, a canção foi reduzida para poder ser melhor distribuída e executada nas rádios. Chegou ao #15 no Hot 100 da Billboard naquele fatídico ano.

Quem nunca dançou essa, que atire o primeiro paetê.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. não sabia q a original era da nina simone... pensei q era do animals... achado!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Também não sabia que a original era da Nina Simone.

    ResponderExcluir
  3. Creio ter ouvido uma versão desta música, nacional, brasileira, mas não lembro nome, cantor, álbum.... Se alguém conhece e puder postar por favor!

    ResponderExcluir