0198 - Mrs. Robinson - The Lemonheads [1992]

Durante a pré-produção do filme A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, 1967), o diretor Mike Nichols queria que a atriz francesa Jeanne Moreau (Jules & Jim) interpretasse a sedutora Mrs. Robinson. Porém, como o desejo dele em ter Simon & Garfunkel na trilha sonora era maior, fez um acordo com os produtores e deu o papel a uma atriz norte-americana (Anne Bancroft), contanto que a dupla folk nova-iorquina participasse com as músicas. E assim se formou o embrião de uma das trilhas sonoras mais inesquecíveis de todos os tempos.

Mrs. Robinson foi a canção carro-chefe do filme. Para a surpresa de muitos, ela nem foi escrita especialmente para a trilha: seu nome original era Mrs. Roosevelt (inspirada na ex-primeira-dama Eleanor Roosevelt). Nichols gostou tanto da canção que decidiu usá-la no filme - não sem antes mudar seu título, claro.

Quando o single de Mrs. Robinson foi lançado 1968, ele alcançou a primeira posição na parada da Billboard. No ano seguinte, levou o Grammy de Gravação do Ano. A música é, ainda, uma das faixas do álbum Bookends (da capa clássica logo acima), que traz também America e Hazy Shade Of Winter.


Sabe qual era a única música do trio The Lemonheads que eu conhecia até alguns anos atrás? Mrs. Robinson. Sim, uma cover. A banda de rock alternativo nascida na década de 80 na cidade de Boston, Estados Unidos, gravou uma versão roqueira também para A Primeira Noite de um Homem. Desta vez, entretanto, para promover o lançamento do filme em VHS (isso em 1992. Hoje já temos o Blu-ray tomando o lugar do DVD). O sucesso da cover feita pelo Lemonheads foi bastante grande (alcançou o posto número oito das paradas) e a música foi incluída numa re-edição do álbum It's A Shame About Ray.

Como o video foi feito para promover A Primeira Noite de um Homem, há cenas da película - cheia de spoilers para quem nunca assistiu ao filme estrelado por Dustin Hoffman. A música, ainda que tenha sido gravada para atender a exigências comerciais, é bem-sucedida na tentativa de conquistar o público jovem em uma época em que o grunge fazia a cabeça de muita gente.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Não sabia desse lance de "Mrs. Roosevelt", nem que o Mike Nichols foi um quase-co-autor. :)

    A cover é boa mas.. é só uma homenagem mesmo, porque a original é imbatível.

    ResponderExcluir
  2. Evan Dando é uma espécie de Emerson Nogueira do Indie. Ou seria Emerson Nogueira, uma espécie de Evan Dando das covers setentísticas.

    Saudades da época em que o Lemonheads produzia faixas como Confeti e Into Your Arms

    ResponderExcluir
  3. ah, eu já gosto muito dessa versão... talvez pq vivi o grunge rs (tiazona falando, no meu tempo... rss)
    adora into your arms tb, q não é cover rs

    ResponderExcluir
  4. A versão não acrescenta muita coisa à original, mas é bem legal.

    ResponderExcluir