0199 - Come On Eileen - Save Ferris [1997]

Estava assistindo um dia desse ao filme Monster, com a Charlize Theron totalmente irreconhecível, ganhadora do Oscar por esse trabalho. O personagem dela no filme é Eileen e aí comecei a me lembrar dessa canção e da cover dela.

A banda Dexys Midnight Runners foi criada durante a década de 1980 em Birmingham, Inglaterra, com esse nome, mas alguns membros da banda já se apresentavam desde 1978 com o nome de Dexetrine, uma substância farmacológica (olha com estou usando termos chiques hoje!) também usada como substância alucinógena. Mantiveram o dexetrine, mas com a abreviatura "dexys" e midnight runners tem a ver com o efeito que a droga produz.

O visual da banda, estilo classe operária inglesa, foi tirado do filme de Martin Scorcese, Caminhos Perigosos (Mean Streets). A grande inspiração da banda sempre foi a soul music de Aretha Franklin e Otis Redding. Come On Eileen é o maior sucesso da banda, gravado em 1982 e chegou ao topo da paradas britânicas. Em 1983 estava no Billboard Hot 100 e ganhou o prêmio de melhor canção no British Awards neste mesmo ano. Essa música já apresenta influência de Van Morrison e os acordes são de música folk irlandesa. E acho que ninguém consegue ficar parado ao ouví-la, pelo menos eu, não.


Na segunda metade dos anos de 1990 surgiu uma onda ska, quer dizer, gravadoras e tudo mais, venderam para os consumidores de música o ska, estilo de música jamaicana com influências do soul e do blues, que quando chegou à Inglaterra, ganhou um ritmo mais rápido por ter se combinado ao punk rock e ser o estilo preferido dos skinheads.

Voltando à década de 1990, em todo lugar se viam novas bandas de ska, principalmente na MTV. Muitas dessas bandas já tinham uma extensa carreira, mas só se tornaram conhecidas a partir dessa onda - como o No Doubt.

O Save Ferris, banda californiana, foi uma dessas que pegaram a onda ska, surgiram em 1995 e, obviamente, o nome da banda se refere a uma frase famosa do filme Ferris Buller's Day Off (ou nosso amado Curtindo a Vida Adoidado, de 1986).

Eles regravam no segundo cd da banda, em estilo ska punk, a música dos Dexys e alcançam rápido sucesso até no Brasil, o clipe passava sempre na MTV, como as demais bandas de ska que se beneficiaram com a popularidade, para bandas sérias de ska foi muito bom, mostraram seu estilo musical para o grande público e angariaram novos fãs para o ska. O Save Ferris não conseguiu tanto sucesso depois com outros singles e a banda se desfez em 2002, mas a canção ficou bem legal nessa versão.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Não conhecia esta versão (ou nenhuma outra para esta música), mas me lembro bem como a original entrou na minha vida ao comprar um LP "Sucessos da Radio Manchete" lá pelos idos de 1983. Uma coletânea mistureba daquelas que juntava Dexy's M. R. com Kiss e Chi-Lites. Boas lembranças... :o)

    Enfim, uma boa versão, mas prefiro a original...

    ResponderExcluir
  2. Puxa, sabe aquela música legal que vc ouve uma vez, gruda na cabeça, mas vc naum sabe de quem é e nem sabe quando ela foi lançada... Enfim, para mim acabei de descobrir Come On Eileen e o Dexy's.
    Muito obrigado Re

    ResponderExcluir
  3. A pegada musical desse Save Ferris lembra bastante Reel Big Fish. Não lembro de ter ouvido a original nem a cover - ou talvez na época não tenha sido marcante a ponto de ficar na cabeça.

    ResponderExcluir