Covers For Fun - A Minha Menina - Belle And Sebastian [2001]

Sempre morro de rir ao ver o vídeo do técnico Joel Santana sendo entrevistado ao final da partida da seleção de futebol da África do Sul contra o Iraque, durante a Copa das Confederações de 2009.

O técnico foi motivo de várias piadas devido a expressões utilizadas por ele durante a entrevista como “in the raiti, in the réfiti, in the medium from behind”. Se você não se recorda, aqui vai a famosa entrevista...


Pouco tempo depois, um amigo do trabalho cunhou a expressão “control the match” para aqueles momentos em que temos que improvisar um inglês “com liderança”. Acredito que não houve um só programa humorístico brasileiro que não se aproveitou da entrevista dada pelo Joel. Ao final de tudo, achei o Joel muito corajoso ao se expor internacionalmente, falando um idioma tão diferente de sua língua nativa.

Esse cômico episódio futebolístico ocorrido com o técnico brasileiro me fez lembrar da cover de A Minha Menina feita pelo grupo escocês Belle And Sebastian. A canção originalmente composta por Jorge Ben em 1968 – antes de ser Jorge Ben Jor – só se tornou um grande sucesso mesmo quando Os Mutantes a gravaram para seu antológico álbum homônimo também lançado em 1968.


A incrível e também antológica execução de A Minha Menina pelo Belle And Sebastian (B&S) se deu durante a apresentação realizada no Rio de Janeiro no finado Free Jazz Festival no ano de 2001.

Lembro-me que na época eu adorava ouvir o disco If You’re Feeling Sinister, um dos melhores discos da discografia da banda em minha opinião. Com um disco com um nome destes e com músicas tristes como Fox In The Snow, The Boy Done Wrong Again ou Get Me Away From Here (I’m Dying) você pode até imaginar que o disco só contenha melancolias e que te causará uma profunda depressão. Mas o B&S não é só mágoas e disilusões. A banda sempre trouxe consigo uma beleza em suas melodias e arranjos, conseguindo cativar qualquer amante de boa música pop.

Uma das coisas mais legais do B&S é a integração de seus componentes: todos tocam algum instrumento - nem que seja um apito - e quase todos cantam. Apesar das estórias tristes de suas canções, os integrantes sempre parecem estar de bem com a vida e animados em suas apresentações. E foi isto que aconteceu durante a cover de A Minha Menina. Foi uma animação só...

Na interpretação, o português do vocalista Stuart David é digno do troféu “Joel Santana” para aventureiros em idiomas estrangeiros. David mandou um “control the match” com liderança, chegando a cantar algo indecifrável como “la rrouseiu lu didu rosa”, que deveria ser traduzido como “a roseira já deu rosa”... muito bom!

Postar um comentário

6 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Dá até dó, mas isso ficou muito engraçado rs.

    ResponderExcluir
  2. Era mais fácil eles cantarem "She's my shoo-shoo". rs

    ResponderExcluir
  3. Belle and Sebastian gravaram Baby de Caetano Veloso tbm.
    Se achar postem pelarmodedeus!!!!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz William! Pode deixar...assim que acharmos vammos publicar sim!

      Excluir
  4. The Bees também fez uma versão dessa música.

    ResponderExcluir