0216 - Lithium - Trash Pour Four [2006]

Uma das bandas mais veneradas da década de 1990 (ou seria de todos os tempos?), o Nirvana se formou em 1987 na cidade de Aberdeen,  em Washington (EUA), sendo a peça-chave do movimento grunge de Seattle. O trio composto por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl chegou ao fim, como todos sabem, em 1994, com a morte do líder. Aliás, o suicídio de Cobain comoveu uma geração de fãs, que o consideravam a salvação do rock na época.

O principal álbum do grupo, Nevermind (1991), traz as principais faixas de uma carreira meteórica: Smells Like Teen Spirit, In Bloom e Come As You Are estão lá, assim como Polly e Lithium, sendo esta última, como já notaram, o tema deste post. Foi o terceiro single de Nevermind, sendo lançado em pleno verão no hemisfério norte (21 de julho de 1992). Sobre o sucesso do single, é interessante observar que ele teve uma recepção mais calorosa na Europa do que na América do Norte, principalmente na Finlândia, Irlanda e Reino Unido.


A banda brasileira Trash Pour Four encerrou a carreira no ano passado - pelo menos a última atualização do perfil no MySpace do grupo data de 31 de janeiro de 2010. Formado em 2004 por Dudu Tsuda, Gustavo Ruiz, Natalia Mallo e Mariá Portugal, o quarteto tem uma discografia baseada, principalmente, em versões de canções internacionais e brasileiras, com três álbuns no currículo: Recycle Vol 1 (2005), Super Duper (2006) e Something Stupid (2009). As músicas são uma mistura de bossa-nova, jazz, pop e rock, tudo batido no liquidificador, resultando em boas melodias com vocais harmoniosos. Aliás, algo semelhante ao som dos franceses do Nouvelle Vague.

A cover de Lithium foi lançada em Super Duper, trabalho que também traz, entre outras, Like a Virgin (Madonna) e Geni e o Zepelim (Chico Buarque) em nova roupagem. Para o sucesso do Nirvana, o grupo não economizou criatividade. Ou vai me dizer que a introdução da música faz você pensar imediatamente "isso é Nirvana"?

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. uau!! parece q eu estou ouvindo pixinguinha e não nirvana... fiquei de boca aberta rsrs

    ResponderExcluir
  2. e pensar que essa era A minha música rs como fã do nirvana, adolescente rebeldinha, reprimida e deprimida...

    ResponderExcluir