0217 - (Oh) Pretty Woman - Van Halen [1982]

Escrita por Roy Orbison e Billy Dees, Oh, Pretty Woman conquistou muito mais fãs graças ao filme Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990), estrelado por Julia Roberts e Richard Gere. Eu, particularmente, não gosto desse filme e devo tê-lo visto apenas uma vez.

A música foi lançada originalmente em 1964 e se tornou um clássico imediato. Na época, liderou as paradas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Noruega e Reino Unido e foi o ápice da carreira do cantor, que só alcançaria uma repercussão semelhante no final da década de 1980, quando recebeu alguns Grammy (inclusive póstumo) e foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame por Bruce Springsteen. Outro evento que acabou dando um gás à sua carreira um pouco antes de falecer foi o diretor David Lynch ter inserido In Dreams (sem autorização, diga-se) no filme Veludo Azul (Blue Velvet, 1987) - é a canção preferida do psicopata intepretado por Dennis Hopper. (Saiba mais sobre a carreira de Orbison no post da Menina Enciclopédia sobre a cover de I Drove All Night).


Roupas e penteados de gosto duvidoso, com cheiro de laquê e muito brilho. Das bandas de hard rock da década de 1980 (também conhecido como rock farofa), nenhuma foi tão autêntica quanto o Van Halen. Eles sim conseguiam fazer o brega ser cool, não importando as caras e bocas do David Lee Roth nem os péssimos videoclipes: o exagero era a marca do bom humor da banda. Dito isso, creio ter resumido o video de (Oh) Pretty Woman (eles fizeram uma pequena mudança no título, trocando a vírgula pelos parênteses), no qual os integrantes aparecem vestidos de "heróis" (samurai, Tarzan, cowboy e Napoleão Bonaparte) para salvar uma "mocinha" assediada por dois anões. A direção ficou por conta de... Lee Roth.

A sorte é que o Van Halen compensava suas bizarrices com boas músicas, como é o caso da cover para a canção de Roy Orbison, lançada no quinto álbum do quarteto, Diver Down (1982). A introdução faz parte de uma faixa instrumental chamada Intruder e os riffs de Eddie Van Halen são o selo de garantia de que a cover é um produto de sua banda. Roy Orbison deve ter ficado feliz quando ouviu essa ótima homenagem.

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Um de meus covers preferidos de todos os tempos, do meu álbum preferido do Van Halen.

    Mas, incrivelmente, nunca tinha visto este vídeo. (bizarro!!)

    P.S.: Não tenho tido tempo dem mesmo de ler os posts, muito menos escrever. Mas depois de maio vou ficar mais "folgado" e posso voltar a contribuir...

    ResponderExcluir
  2. Ah! Só discordo do rótulo de rock farofa que, ao meu ver, tinha muito mais a ver com o som do que com o visual, e o som do VH, no meu ver, nunca passou perto do que chamávamos de rock farofa.

    ResponderExcluir
  3. O Van Halen é mais hard rock mesmo. Deixa o rock farofa pro Poison e Mötley Crue rs.

    ResponderExcluir
  4. sim, acho q o farofão começou com o ruim jovi e as bandas q apareceram depois, como skid row rs sempre gostei dessa versão e do van halen, apesar de gostar da fase qdo tentaram ficar sérios com o sammy hagar rsrs

    ResponderExcluir